O deputado participou, no dia 26, de eventos ligados ao programa Rio Estado da Bicicleta da Secretaria de Estado de Transportes
O deputado Felipe Peixoto esteve, na segunda-feira (26), engajado na promoção da utilização da bicicleta junto com o Secretário de Estado de Transportes Júlio Lopes e os organizadores do World Bike Tour, evento internacional que está acontecendo na cidade do Rio desde o dia 15 de março.
Os eventos fazem parte do programa Rio – Estado da Bicicleta, criado pelo Governo do Estado, com o objetivo de estimular a cultura do transporte alternativo no Estado. A meta da Secretaria de Estado de Transportes é de elevar o índice de deslocamento por bicicleta de 5% para 10% até 2016.
Pela manhã, em Copacabana, o deputado participou de um encontro com representantes da SuperVia, Barcas S/A e MetrôRio. As concessionárias apresentaram seus projetos para facilitar a integração da bicicleta com outras modalidades de transporte. As empresas se comprometeram a projetar bicicletários e permitir o embarque do veículo em horários determinados.
Nas barcas que fazem a linha Praça XV-Praça Araribóia, as bicicletas estão liberadas nos dias úteis e durante os horários de contra-fluxo sem custo adicional. Bicicletas dobráveis terão transporte gratuito em qualquer horário, desde que estejam dobradas. Durante os finais de semana, o embarque dos modelos tradicionais é gratuito durante todo o dia.
No metrô, o embarque de bicicletas é permitido nos fins de semana e feriados sem restrição de horário sempre no último carro de cada trem.
A partir do dia 1º de abril, a SuperVia vai liberar o embarque de bicicleta sem custo aos domingos. A empresa também se comprometeu a distribuir de duas mil bicicletas para os usuários de trem que comprovarem o endereço da residência e do trabalho.
O deputado Felipe Peixoto, entusiasta do transporte alternativo, elogiou as medidas e lembrou que Niterói é a primeira cidade com uma lei que regulamenta as ações para a promoção do uso da bicicleta no município.
“A Secretaria de transportes está de parabéns pela iniciativa. Esta é a primeira vez que vemos uma política estadual voltada para bicicleta. Antes nem se discutia. A aprovação do Estatuto da Bicicleta na Câmara Municipal, por exemplo, foi um desafio. Na primeira tentativa, foi vetado. Mas reeditei o texto, mostrei exemplos de sucesso em outros lugares do mundo e finalmente consegui o apoio necessário”, lembrou o deputado Felipe Peixoto.
A tarde, o deputado Felipe Peixoto compareceu a abertura do VII Seminário Internacional sobre saúde, esporte e ação social – World Bike Tour. Os debates pretendem despertar a sociedade para a cultura do uso da bicicleta e sua importância na prática de uma vida saudável.
“A bicicleta deve ser encarada como uma alternativa sustentável de meio de transporte, e por isso o Estado se preocupa em incentivar cada vez mais o seu uso. A chegada do World Bike Tour prova nossa vocação para o ciclismo, e só tem a ajudar a disseminar esta prática cidadã, saudável e eficiente”, disse Júlio Lopes.
Por Carolina Bittencourt