Projeto prevê que o empreendimento seja localizado em São Gonçalo
Em um encontro realizado ontem (31/01) em Brasília, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, apresentou ao ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, o projeto da “Cidade da Pesca”, que seria construída em Itaoca, em São Gonçalo. O local abrigaria o Terminal Pesqueiro Público do estado, além de um complexo com indústrias do setor. A reunião ainda contou com a participação da prefeita gonçalense, Aparecida Panisset, e do presidente da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho.
“A nossa ideia é aproveitar uma estrutura que será construída pela Petrobras para o desembarque de material para o Comperj, além de estradas para garantir o acesso de veículos. Teríamos um local exclusivo para o setor pesqueiro, para desembarque, beneficiamento e comercialização”, disse o secretário Felipe Peixoto.
O projeto visa transformar o local em um terminal pesqueiro, o que atrairia várias indústrias, e contribuiria para o fortalecimento da atividade pesqueira da região, que é histórica. A “Cidade da Pesca” também contaria com a criação de áreas de preservação ambiental de manguezais, visando proteger os catadores de siri e caranguejo e de uma área habitacional para evitar a favelização do local.
Após a apresentação feita por Felipe Peixoto, o ministro sinalizou apoio ao projeto e disse que o uso do local para o setor pesqueiro é a melhor opção, já que o calado necessário para tal é menor do que para outras atividades.
Ainda essa semana, Felipe Peixoto vai enviar um ofício ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, para que a Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro) possa oficializar a criação do condomínio industrial sustentável da pesca dentro da “Cidade da Pesca”.
Ascom Fiperj