Felipe Peixoto destaca em Conferência iniciativas governamentais que colaboram para desenvolvimento sustentável

Cidades Verdes reuniu grandes nomes do Brasil e do mundo para tratar de sustentabilidade, meio ambiente e desenvolvimento social

O deputado licenciado e atual Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, participou na última sexta-feira, 27/01, da Conferência Cidades Verdes, no debate sobre “Um urbanismo da era de aquecimento global”, no Centro de Convenções FIRJAN.

Felipe falou sobre como as Câmaras Municipais podem contribuir positivamente com o crescimento sustentável das cidades brasileiras e deu exemplos de ações positivas realizadas durante o seu mandato como vereador. Entre elas, destacou a lei que institui o Estatuto da Bicicleta na cidade de Niterói, com sinalização vertical e horizontal, pontos de estacionamento de bicicletas localizados em logradouros públicos ou em locais de grande concentração de pessoas, além da criação de um serviço de bicicletas públicas; e projetos para preservação da área verde do município, como, a criação da Área de Proteção da Água Escondida (APA); a lei que disciplina os procedimentos relativos ao armazenamento de águas pluviais para reaproveitamento, assim como, a lei que a complementa e institui mecanismos de estímulo à instalação de sistema de coleta e reutilização de águas cinza em edificações públicas e privadas.

Esse Projeto de Lei que o então vereador, Felipe Peixoto, propôs em 2009, se tornou a lei 2856/2011, que trata do reuso das “águas cinza”. A água cinza propicia a economia e combate ao desperdício quantitativo de água nas edificações resultante da utilização em chuveiros, banheiras, lavatórios, tanques e máquinas de lavar. Após tratada essa água pode ser usada para lavar carros e calçadas e aguar plantas, por exemplo, evitando o uso de água potável para esses fins.

“Esta lei está entre as 10 melhores iniciativas ambientais no Brasil, atualmente em votação para Top 3, do Prêmio Greenvana Greenbest 2012. É muito gratificante ver uma ideia saída do papel ter reconhecimento internacional. A preocupação com o meio ambiente sempre foi prioridade nos meus quatro mandatos como vereador”, destacou o secretário de Estado, deputado Felipe Peixoto.

Saiba mais sobre esse Prêmio aqui:  http://greenbest.greenvana.com/lista-categoria-2012/ na Categoria Iniciativas Governamentais.

Com a coordenação da diretora da Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH) Thais Corral, compuseram a mesa, além do secretário de Estado, Felipe Peixoto; o Sócio Gerente da The Next Practice e Consultor Estratégico Sênior do ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade, Jeb Brugman; o deputado federal  e presidente da Subcomissão Rio + 20, Alfredo Sirkis; e o Secretário Municipal da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo, Eduardo Jorge.

 Por Ascom Sedrap

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM