Na última sexta-feira, 30 de outubro, os trabalhadores do Estaleiro Mauá, participaram da audiência pública promovida pelo vereador Felipe Peixoto (PDT), na Câmara de Niterói para discutir a possível demissão em massa desses trabalhadores.
Na última sexta-feira, 30 de outubro, os trabalhadores do Estaleiro Mauá, participaram da audiência pública promovida pelo vereador Felipe Peixoto (PDT), na Câmara de Niterói para discutir a possível demissão em massa desses trabalhadores.
Participaram da mesa o Secretário de trabalho, Osvaldo Maneschy, o Secretário da Indústria Naval, Milton Carlos Lopes Cal, o Superintendente Regional do Trabalho, José Bonifácio que estava representando o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a auditora fiscal do Trabalho, Vera Albuquerque, além dos representantes de vários sindicatos e centrais sindicais.
De acordo com o Secretário de Trabalho, não faz sentido que os metalúrgicos paguem a conta dos desacertos do passado, se referindo ao caso da Águas Profundas.
Com o mesmo empenho que defendemos a Petrobras, como na audiência pública do Pré-Sal, estamos aqui para defender os trabalhadores do Estaleiro Mauá. Não queremos acobertar erros, mas não aceitaremos que os trabalhadores paguem a conta. Vamos lutar para que a Petrobras reveja sua posição garantindo o emprego desses trabalhadores, afirmou Osvaldo Maneschy.
Para o Secretário Milton Cal, o problema é político, segundo ele só será possível resolver o problema unindo forças, usando os recursos políticos e montando uma Comissão para ir a Brasília para discutir essa situação.
José Bonifácio, disse que o Ministro está junto com os trabalhadores e que fará o possível para defender seus direitos, porque o valor das empresas está em seus trabalhadores.
Já Vera Albuquerque, se disse assustada com a atitude da Petrobras em suspender as encomendas para o Estaleiro, já que a indústria Naval é uma geradora de empregos e o Mauá é um estaleiro de grande porte que tem mão de obra qualificada.
O representante da Federação dos Metalúrgicos, Marco Antônio, pediu para o vereador Felipe Peixoto que intercedesse junto do Prefeito, no sentido de garantir um espaço maior para que os trabalhadores desenvolvam de forma mais produtiva.
O vereador Felipe Peixoto, se mostrou satisfeito com o resultado da audiência. Numa sexta feira, véspera de feriado conseguiu reunir representantes políticos importantes que assumiram um compromisso público com a luta desses trabalhadores.
Eu acho que essa audiência, mas que uma audiência pública, foi um ato político, afirmou o pedetista.
Participaram também da audiência os vereadores: Renatinho (PSOL); Jorge Issa (PDT) e Carlos Magaldi (PP). Emanuel Rocha (PDT); Paulo Bagueira (PPS) e Valdeck (PT) mandaram representantes. Além da participação do Secretario de Trabalho e do Secretário da indústria naval, a audiência contou também com a participação da professora e Coordenadora dos Direitos da Mulher Satiê Mizubuti.