Audiência pública sobre o Estaleiro Mauá reuniu trabalhadores e autoridades

Na última sexta-feira, 30 de outubro, os trabalhadores do Estaleiro Mauá, participaram da audiência pública promovida pelo vereador Felipe Peixoto (PDT), na Câmara de Niterói para discutir a possível demissão em massa desses trabalhadores.

Na última sexta-feira, 30 de outubro, os trabalhadores do Estaleiro Mauá, participaram da audiência pública promovida pelo vereador Felipe Peixoto (PDT), na Câmara de Niterói para discutir a possível demissão em massa desses trabalhadores.

Participaram da mesa o Secretário de trabalho, Osvaldo Maneschy, o Secretário da Indústria Naval, Milton Carlos Lopes Cal, o Superintendente Regional do Trabalho, José Bonifácio que estava representando o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a auditora fiscal do Trabalho, Vera Albuquerque, além dos representantes de vários sindicatos e centrais sindicais.

De acordo com o Secretário de Trabalho, não faz sentido que os metalúrgicos paguem a conta dos desacertos do passado, se referindo ao caso da “Águas Profundas”.

“Com o mesmo empenho que defendemos a Petrobras, como na audiência pública do Pré-Sal, estamos aqui para defender os trabalhadores do Estaleiro Mauá. Não queremos acobertar erros, mas não aceitaremos que os trabalhadores paguem a conta. Vamos lutar para que a Petrobras reveja sua posição garantindo o emprego desses trabalhadores”, afirmou Osvaldo Maneschy.

Para o Secretário Milton Cal, o problema é político, segundo ele só será possível resolver o problema unindo forças, usando os recursos políticos e montando uma Comissão para ir a Brasília para discutir essa situação.

José Bonifácio, disse que o Ministro está junto com os trabalhadores e que fará o possível para defender seus direitos, porque o valor das empresas está em seus trabalhadores.

Já Vera Albuquerque, se disse assustada com a atitude da Petrobras em suspender as encomendas para o Estaleiro, já que a indústria Naval é uma geradora de empregos e o Mauá é um estaleiro de grande porte que tem mão de obra qualificada.

O representante da Federação dos Metalúrgicos, Marco Antônio, pediu para o vereador Felipe Peixoto que intercedesse junto do Prefeito, no sentido de garantir um espaço maior para que os trabalhadores desenvolvam de forma mais produtiva.

O vereador Felipe Peixoto, se mostrou satisfeito com o resultado da audiência. Numa sexta feira, véspera de feriado conseguiu reunir representantes políticos importantes que assumiram um compromisso público com a luta desses trabalhadores.

“Eu acho que essa audiência, mas que uma audiência pública, foi um ato político”, afirmou o pedetista.

Participaram também da audiência os vereadores: Renatinho (PSOL); Jorge Issa (PDT) e Carlos Magaldi (PP). Emanuel Rocha (PDT); Paulo Bagueira (PPS) e Valdeck (PT) mandaram representantes. Além da participação do Secretario de Trabalho e do Secretário da indústria naval, a audiência contou também com a participação da professora e Coordenadora dos Direitos da Mulher Satiê Mizubuti.

Leia aqui matéria do jornal O Fluminense

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM