Reunião apresenta projeto drenagem do Bairro Sto. Antônio

Prefeitura apresentou, 4ª feira, dia 6 de junho, o projeto de drenagem que elaborou para o Bairro Santo Antônio, em reunião promovida pelo vereador Felipe Peixoto no Colégio LaPlace. Com as intervenções nele previstas, espera-se que chegue ao fim o sofrimento dos moradores com as constantes enchentes.

Apesar de ser véspera de feriado e dia de decisão de campeonato de futebol, compareceram cerca de 80 pessoas, além dos representantes da Prefeitura, da Serla, do gabinete do deputado Comte Bittencourt, do CCRON e da Associação dos Moradores do Bairro Santo Antônio.

Vítimas de constantes alagamentos, quando tem sérios prejuízos, cerca de 80 moradores do bairro Santo Antônio compareceram a reunião promovida pelo vereador Felipe Peixoto, no Colégio Laplace, onde a Prefeitura, através do Diretor de Operações da EMUSA, apresentou o projeto de drenagem do bairro.

A região onde está localizado o Loteamento Santo Antônio servia, antes da intervenção do homem, como local de acumulo das águas das grandes chuvas. Permanecia inundada até que lentamente ia secando pelo escoamento para a lagoa, por infiltração no solo e por evaporação. Sua drenagem, portanto, a partir da ocupação humana, com interferências nos canais naturais de drenagem e impermeabilização do solo se tornou de grande complexidade.

Em 2003, quando Felipe esteve à frente da Secretaria Regional, solicitou a HIDROPLAN/UFF um estudo com o objetivo de buscar a solução definitiva para as freqüentes enchentes do bairro. Nesse intervalo de tempo alguns projetos foram apresentados e a Prefeitura passou a fazer gestões junta ao Governo Federal para buscar recursos para a obra.

Foi assinado um convênio com o Ministério da Integração Nacional, no qual as partes se comprometem a dividir ao meio os custos da obras. A previsão é de que a obra dure por 12 meses e está orçada em R$ 12.833.641,00 ficando o Município e o Governo Federal responsáveis por R$ 6.416.820,50 para cada uma das partes.

O projeto adotado já foi aprovado pela SERLA. Para ser licitado o projeto teve que ser submetido também a analise da Caixa Econômica Federal, já que parte dos recursos vem do Governo Federal, que fez algumas exigências que foram atendidas pela Prefeitura. Após a aprovação da CAIXA, será aberto o processo licitatório que irá a analise do Tribunal de Contas do Estado, só sendo publicado após sua aprovação.

De acordo com o projeto apresentado, será construído um eixo principal, com uma galeria de concreto armado com seção de 4 metros de largura por 2 metros de altura. Está galeria passará pela ruas Jornalista Sidney Correa e Atila Nunes e pela avenida Lealdino Alcântara, que ficarão intransitáveis no durante sua execução. Outra ruas também sofrerão intervenções com altura média das galerias de 1,50 metros e largura de até 3,80 metros.

O clima entre os moradores era de alegria e desconfiança. Houveram algumas críticas, nem sempre bem fundamentadas ao projeto, porém no final todos concordaram em lutar para que o início das obras seja o mais breve possível. Se comprometeram a acompanhá-la passo a passo, monitorando todo o desenrolar dos procedimentos até a licitação e o inicio da execução do projeto.

No encerramento da reunião Felipe ressaltou a importância dessa obra para o conjunto dos moradores do bairro que sofrem a cada chuva mais forte. Lembrou que foi a mobilização dos moradores, através das suas lideranças, que conquistou essa vitória, mesmo parcialmente, com o movimento “Lama Nunca Mais” manifestações de rua, colocação de faixas e página na internet. Lembrou que o representante da Prefeitura se prontificou a apresentar o projeto e seus detalhes técnicos para uma comissão de moradores e se colocou a disposição para ajudar, principalmente reabrir canais de comunicação caso os moradores não se sintam contemplados, usando as prerrogativas que tem como parlamentar de convocação de membros do Executivo Municipal.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM