Em entrevista ao jornal O Globo-Niterói de 2 de abril, o prefeito Godofredo Pinto, respondendo a perguntas sobre o empréstimo que a Prefeitura de Niterói pretende contrair junto ao BID Banco Interamericano de Desenvolvimento, defendeu os benefícios e a legalidade do processo atacando os governos do PDT. Segundo afirmou Godofredo, o PDT nunca se preocupou com as questões de trânsito, urbanização de favelas e revitalização do centro. A afirmação mostra mais uma vez o modo petista de governar: toma para si os créditos das ações positivas e delega, aos governos anteriores, todos os problemas.
O jornal O Globo-Niterói, do dia 2 de abril, publicou reportagem sobre a Ação Popular impetrada pelo ex-prefeito Jorge Roberto Silveira que questiona a capacidade de endividamento do município para contrair um empréstimo com o BID Banco Interamericano de Desenvolvimento. A reportagem é dividida em três partes. Além do texto principal é composta de um corpo a corpo com Jorge Roberto Silveira e com o atual prefeito Godofredo Pinto.
Na entrevista concedida ao jornal, o atual Prefeito faz a defesa de seu projeto argumentando a respeito da legalidade e da viabilidade econômica do polêmico empréstimo. Ao enfocar a aplicação recursos no PDTT- Plano de Transito e Transporte, na Urbanização de Favelas e na Revitalização do Centro, o prefeito coloca erroneamente a postura dos governos do PDT ao afirmar que os governantes do partido só se preocuparam com a maquiagem urbana.
Esse tipo de afirmação não corresponde a verdade. Mostram como a atual gestão vem buscando desinformar a população, dando a entender que os governos do PDT não realizaram obras estruturais para a cidade. Não é a primeira vez que o Prefeito faz esse tipo de colocação. Felizmente, o comportamento da população não corresponde à afirmação do prefeito. Se assim fosse, o PDT não teria vencido quatro eleições consecutivas.
As realizações são visíveis e palpáreis. O PDT, em Niterói, realizou ações em todos os setores da cidade, buscando sempre o seu desenvolvimento e o bem estar de seus cidadãos. As áreas mencionadas pelo prefeito Godofredo, nas gestões do PDT, tiveram atuação eficaz com projetos que transformaram a cidade e criaram referencias para trabalhos em outros municípios. Uma breve análise de cada projeto apontado pelo atual prefeito derruba as argumentações apresentadas. Acompanhe e avalie:
PITT Plano Integrado de Transporte e transito atual PDTT- Plano de Transito e Transporte a questão do conforto e segurança dos usuários do transporte coletivo foi um dos motivos que levou a construção do terminal rodoviário João Goulart e a duplicação da av. Visc. Do Rio Branco, com a implantação da faixa seletiva para coletivo e o recapeamento das principais vias do municipio. As estradas Francisco da Cruz Nunes e Caetano Monteiro foram duplicadas e a av. Raul de Oliveira Rodrigues (av.7). Vários estudos começaram a ser realizados com a elaboração do Plano Integrado de Transporte e Transito PITT, no governo João Sampaio, com a realização de algumas intervenções pontuais para melhorar o fluxo do transito.
Urbanização de favelas várias favelas foram urbanizadas dentro do Programa Vida Nova no Morro, Mutirão Comunitário e Orçamento Participativo, este último coordenado pelo atual prefeito. Esses assentamentos receberam rede de abastecimento de água e coletora de esgoto, drenagem, pavimentação das vias internas, pequena s contenções de encostas e programa de coleta de lixo.
Revitalização do centro com inicio no primeiro governo Jorge Roberto Silveira e termino na gestão João Sampaio, foram realizadas, entre outras, duas intervenções que transformaram o centro da cidade de Niterói. Uma foi a restauração do Teatro Municipal João Caetano, que se encontrava fechado e abandonado e a outra foi a duplicação da rua Visconde do Rio Branco, sendo ambas de grande relevância para o processo de revitalização do centro de nossa cidade, tendo sido agraciadas com prêmios do IAB-Instituto de Arquitetos do Brasil, em dois anos consecutivos.
Na entrevista o Prefeito diz que a bancada de oposição, da qual Felipe Peixoto faz parte, deu um tiro no pé, como se votar contra o empréstimo fosse ser contra as obras que o governo pretende fazer. A história do PDT e sua coerência, com os princípios pelo qual sempre lutou, nos da credibilidade para contestarmos o empréstimo, como lesivo ao futuro da cidade, já que em nossas administrações realizamos profundas modificações na estrutura da cidade, amplamente reconhecida por todos, sem precisar recorrer a empréstimos.