Os niteroienses tiveram nesta sexta-feira, 23, mais uma oportunidade de conhecer algumas das propostas dos quatro candidatos a prefeito da cidade, em debate transmitido ao vivo pelo SBT. Marcado por questões sobre segurança, saúde e administração, o encontro começou às 13h10 e abriu a agenda do candidato do PSB, Felipe Peixoto, que depois seguiu para a Região Oceânica, onde inaugurou o comitê local e terminou o dia em reunião com moradores.
O aumento dos índices de criminalidade na cidade foi o tema mais recorrente no debate. Felipe Peixoto defendeu maior comprometimento do município com a questão da segurança e apresentou como propostas a volta do Programa Estadual de Integração da Segurança (Proeis), que deixou de ser pago no início do mandato de Rodrigo Neves. O objetivo com a medida é dobrar o efetivo de policiais nas ruas da cidade, possibilitando a transformação do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) em um centro de comando e controle.
– Não adianta colocar câmeras em toda a cidade para ficar vendo as pessoas sendo assaltadas. Nossa ideia é realizar não só o monitoramento, mas agir imediatamente com o envio de viaturas aos locais – explica.
Felipe defendeu ainda ações de capacitação e aumento da Guarda Municipal, com presença nos parques e áreas públicas para inibir pequenos delitos, mas se posicionou contra o armamento da equipe. “A guarda não está preparada para isso. Antes precisaremos investir em treinamento”.
Saúde – Na área da Saúde, o candidato ressaltou a necessidade de modernização do Programa Médico de Família, resgatando o modelo que funcionou no passado, mas que atualmente não atende às demandas da comunidade.
– Eu desafio qualquer um que nos assiste aqui a ir a um posto do programa buscar um remédio, marcar um exame. Não vai conseguir. Vamos solucionar isso. Também vamos criar um Centro de Especialidades Médicas onde a população poderá ser atendida e fazer exames em um único lugar – completou.
Lava Jato – A mudança de partido do prefeito Rodrigo Neves (PV), que deixou o PT em março, também foi mencionada diversas vezes, além do seu envolvimento com Ricardo Pessoa, empreiteiro preso na operação Lava Jato e que financiou suas campanhas desde as disputas ao cargo de vereador.
Felipe falou também da necessidade de enxugar a máquina pública, reduzindo pela metade o número de secretarias; quase 50 na atual gestão. Sobre a Transoceânica, outro tema polêmico, o candidato disse ainda que vai terminar as obras, só que com os devidos reparos e auditoria para a apuração de possíveis irregularidades. “O prefeito cancelou por decreto uma licitação no valor de R$ 170 milhões para a execução da obra e depois a concedeu por regime diferenciado de contratação a uma das empresas de Ricardo Pessoa no valor de R$ 350 milhões. Vamos investigar isso”, afirmou Felipe, assegurando que vai também implantar uma corregedoria municipal para revisão de contratos.
Em suas considerações finais, o candidato do PSB pediu à população que busque conhecer os programas de governo de cada candidato e reflita sobre a importância de seu voto, ferramenta de mudança e combate à corrupção.
Agenda de sábado, domingo e segunda-feira:
Dia 24/09 (SÁBADO)
9h – Caminhada na comunidade Boa Vista, no Fonseca (concentração no Seminário São José)
11h – Corpo a corpo em Icaraí (concentração na esquina das ruas Moreira César e Lopes Trovão)
13h30 – Reunião com amigos no Praia Clube São Francisco
14h30 – Almoço em São Francisco
15h30 – Reunião com lideranças do Fonseca e o candidato a vereador João Gustavo, do PHS
16h30 – Reunião com moradores de Piratininga e a candidata a vereadora Regina Verde, do PSB (no Tibau)
17h30 – Café colonial beneficente da Fenase em Piratininga
18h30 – Reunião na Soami (Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara)
Dia 25/09 (DOMINGO)
9h – Caminhada nos bairros do Barreto e Engenhoca (concentração no Tio SAM)
12h30 – Almoço com o candidato a vereador Wilde Ricardo do PTdoB, na festa de São Miguel Arcanjo da Igreja Nossa Senhora de Fátima (Ponta D’Areia)
13h30 – Caminhada no Preventório, em Charitas (concentração em frente à estação do catamarã)
15h30 – Reunião com moradores de Pendotiba e o candidato a vereador Juninho Garcia do PTdoB
17h – Reunião com moradores de Icaraí e o candidato a vereador Bosco, do PSD
19h – Show do padre Fábio de Melo no Caio Martins, em Icaraí
Dia 26/09 (SEGUNDA)
11h – Panfletagem no Ingá (concentração em frente à Faculdade de Direito da UFF)
19h – Debate entre os candidatos a prefeito de Niterói, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado do RJ (Bloco B da UNIVERSO)
21h30 – Jantar com amigos em São Francisco