Foto: André Redlich

Candidatos seguem com apresentação de propostas em corpo a corpo, sabatinas e debates

A menos de duas semanas das eleições municipais, os quatro candidatos que disputam a Prefeitura de Niterói seguem com suas agendas cada vez mais repletas de compromissos, entre reuniões, corpo a corpo com panfletagem em pontos estratégicos da cidade, entrevistas em veículos de comunicação, sabatinas e debates. São encontros organizados por diversos segmentos da sociedade niteroiense como forma de abrir espaço para os prefeitáveis falarem de suas propostas e prioridades de governo. No caso do candidato do PSB, Felipe Peixoto, à frente da coligação Cidade Limpa, o carro-chefe é a segurança.

– Definimos nosso foco nas dezenas de reuniões que tivemos durante seis meses com praticamente todos os setores, ouvindo em todos os cantos da cidade que a segurança é a maior preocupação e necessidade da população – explica Felipe, presidente do PSB Niterói.

Entre os encontros, há sabatinas individuais como as da Associação de Clubes de Niterói, da Universidade Candido Mendes e da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário, a Ademi. Há também as tradicionais sabatinas coletivas, como a promovida no último dia 15 pelo Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói (CCRON), a qual o prefeito Rodrigo Neves desistiu na última hora de participar.

– O encontro foi tratado com antecedência e todos confirmaram presença. Mais uma vez é a falta de atenção desse prefeito que decidiu pela Transoceânica sem ouvir a população. O resultado é essa obra que é simplesmente um retrocesso. Estamos sofrendo com assaltos, buracos, poeira, crise no comércio e muitos outros problemas causados pela Transoceânica, que nos trará mais perdas do que benefícios. Só queríamos o túnel com estrutura de segurança para suportar a invasão que teremos em nossa região. E ele vai e reduz ao meio o número de pistas, de ponto de ônibus e de retornos? Tudo errado. Total descaso com a Região Oceânica, que tem o maior potencial de crescimento da cidade, já com quase 100 mil habitantes – lamentou Maria Cristina Tavares, 56 anos, uma das mais de 300 pessoas presentes ao encontro do CCRON e que há 23 anos mora na Rua Jornalista Jairo Mendes, em Piratininga.

Transoceânica – Sobre a Transoceânica, maior obra do atual governo, o candidato do PSB disse que sua proposta é concluir os trabalhos, mas com readequação e auditoria. “Muito complicado ver a prefeitura fazendo uma obra da proporção da Transoceânica sem planejamento, sem ouvir a população. Vamos ter que terminar a obra, mas certamente tendo que readequar e auditar. Está tudo errado nessa obra”, assegurou Felipe, aplaudido por quase todos os presentes ao CCRON, insatisfeitos com a obra.

Programa de Governo – Adequar a Transoceânica é uma das cerca de 200 propostas do Programa de Governo do PSB, construído com a participação de quase 2 mil niteroienses em 22 reuniões abertas ao público realizadas nos meses de junho e julho. Foram 74 grupos de trabalho debatendo os principais problemas de todas as regiões da cidade, com a segurança sendo apontada como a maior preocupação de Niterói. Por conta dessa demanda, Felipe escolheu como vice o delegado de Polícia Federal Antônio Rayol, com experiência na área de segurança e no combate à corrupção.

– O conceito de cidade limpa que norteou nosso plano de gestão é muito mais abrangente. Queremos uma cidade limpa de violência, de corrupção, de Lava Jato, da falta de remédios, de buracos nas ruas, e não só da sujeira e do esgoto que corre a céu aberto em muitas comunidades, como tenho presenciado em minhas andanças por cada canto de Niterói – diz Felipe, à frente da coligação Cidade Limpa, que reúne 11 legendas: além do PSB, o PHS, PTdoB, PSDC, PTC, PPL, PMN, PSD, PROS, PSC e PSDB, partido do delegado Rayol.

Com a missão de intermediar ações de combate à violência e corrupção

O candidato a vice-prefeito Antonio Rayol tem 60 anos, 40 deles dedicados à carreira na Polícia Federal. Delegado desde 1985, quando se classificou também por concurso em 1º lugar na Academia Nacional de Polícia, Rayol terá a missão de coordenar as políticas de segurança e combate à violência e corrupção. Para tanto, conta com experiências diferenciadas em seu currículo, como ter sido titular em três delegacias da Superintendência Regional da PF. São elas as de Prevenção e Repressão a Crimes Fazendários; Repressão a Entorpecentes; e Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, onde ganhou destaque por prender o marqueteiro do PT, Duda Mendonça.

Rayol lembra que, apesar de se interessar por política, nunca teve envolvimento direto na área até o início deste ano, quando recebeu o convite do PSDB para ser candidato a prefeito pela sigla. Ele já conhecia Felipe Peixoto, em quem votou na última eleição, e garante ser o melhor para Niterói, “principalmente em minha área, pois ele tem experiências como a de ter presidido a Comissão de Segurança da Câmara Municipal”, lembra Rayol, que agora segue com disposição para contribuir com melhorias na segurança da cidade que há 30 anos escolheu para morar.

– Com Felipe vamos conseguir implantar, de fato, um programa de combate ao uso de drogas, com um impacto direto na redução dos índices de criminalidade, evitando, por exemplo, que nossos jovens sejam cooptados por traficantes, o que acontece por meio da dependência química – adianta Rayol, que é ainda membro do Conselho Municipal Antidrogas do Rio, o Comad.

Reconhecimento – Por sua atuação na PF, Rayol reúne uma série de homenagens como o título de Cidadão Benemérito da Assembleia Legislativa do Rio, onde foi condecorado com a Medalha Tiradentes e tem Moção de Louvor e Reconhecimento. Em Niterói, recebeu Moção de Congratulações da Câmara Municipal por seu trabalho à frente da Delegacia da Polícia Federal no município.

PRINCIPAIS PROPOSTAS DE SEGURANÇA
* Criar uma Corregedoria Geral para combater a corrupção dentro da Prefeitura. Quem estiver fora da lei vai ser denunciado ao Ministério Público e à Polícia Federal. Menos corrupção e mais recursos para investir na cidade.

* Implantar o Prefeitura 24 horas, sistema de comunicação direta pelo aplicativo do celular, pela web ou por telefone para acionar a equipe que estará sempre de plantão para atuar nas emergências, inclusive, com a presença de secretários municipais.

* Dobrar o número de policiais patrulhando as ruas da cidade com a retomada do Proeis. É o Programa Estadual de Integração da Segurança, que permite à prefeitura pagar horas extras a policiais militares de folga e foi interrompido em 2012 pelo prefeito. Os recursos virão de parte da verba de R$ 50 milhões que a atual administração gastou em quatro anos com comunicação, o dobro do necessário para manter o Proeis pelos próximos quatro anos.

* Ações de integração entre as polícias Civil, Militar e Federal e Guarda Municipal, com reuniões periódicas e abertas à população para avaliar a evolução do mapa da criminalidade e definir projetos em conjunto.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM