Foto: André Redlich

Um dia de reunião com a indústria naval e encontros com prefeitáveis

O candidato a prefeito pelo PSB em Niterói, Felipe Peixoto, teve na manhã desta quinta-feira, dia 15, reunião com representantes da indústria naval, na Ilha da Conceição. À tarde, participou com os candidatos Rodrigo Neves (PV) e Flavio Serafini (Psol) de debate ao vivo no jornal Extra. Do Rio, Felipe seguiu para a Região Oceânica, onde houve mais um encontro com os prefeitáveis. Foi no Colégio Itapuca, dessa vez, com a presença da candidata do PSTU, Danielle Bornia, mas sem o prefeito Rodrigo Neves, que faltou ao debate.

Promovido pelo Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói (CCRON), o encontro levou mais de 300 pessoas à escola e gerou um alcance de mais de 30 mil visualizações só pelas redes sociais de Felipe Peixoto, que contabilizaram ainda 1.300 comentários durante a transmissão ao vivo. Entre os candidatos, Felipe foi o que demonstrou mais conhecimento sobre os problemas e a geografia da região em que foi secretário de 2003 a 2004. Em sua fala, ele criticou a falta de interação da prefeitura com os moradores, alegando que a postura a administração municipal vem gerando sérios prejuízos para a cidade como um todo.

– Muito complicado ver a prefeitura fazendo uma obra da proporção da Transoceânica sem planejamento, sem ouvir a população. Vamos concluir essa obra, mas certamente tendo que readequá-la e auditá-la, pois sabemos que ela foi entregue sem licitação a uma das empresas do Ricardo Pessoa, empreiteiro preso na operação Lava Jato e que sempre financiou as campanhas do prefeito Rodrigo Neves – reafirmou Felipe, aplaudido por praticamente todos os presentes.

Os moradores demonstraram total insatisfação com a obra, como Gilson César, um dos fundadores do CCRON.

– O encontro foi tratado com antecedência e todos confirmaram presença. Mais uma vez nos deparamos com a falta de atenção do prefeito, que decidiu pela obra sem ouvir a população. O resultado é essa obra que é um retrocesso. Estamos sofrendo com assaltos, buracos, poeira, crise no comércio e muitos outros problemas causados pela Transoceânica, que nos trará mais perdas do que benefícios. Queríamos o túnel com estrutura de segurança para suportar a invasão que teremos em nossa região. E ele vai e reduz ao meio o número de pistas, de ponto de ônibus e de retornos? Tudo errado. Total descaso com a Região Oceânica, que tem o maior potencial de crescimento da cidade, já com mais de 80 mil habitantes – lamentou.

Conquistas – Em sua apresentação, Felipe Peixoto lembrou que o Itapuca foi um dos espaços utilizados para a construção coletiva do seu Programa de Governo, que teve oito reuniões regionais e 14 temáticas com contribuições de quase duas mil pessoas. Além do fato de ter sido secretário, o candidato enfatizou a sua relação com a Região Oceânica, onde morou quando pequeno, sempre passou fins de semana e férias e pretende morar. Em seus três mandatos de vereador, Felipe apresentou e viu aprovado uma série de projetos voltados à região, como o de preservação do Costão de Itacoatiara, com lutas pela ampliação dos parques da Serra Tiririca e Darcy Ribeiro, e pela recuperação do sistema lagunar. É dele também o projeto de cessão do terreno para a construção do Corpo de Bombeiros de Itaipu e a suspensão (quando deputado estadual) das taxas de foro e laudêmio em todo o território fluminense, com exceção da capital, isentando só na região cerca de dez mil imóveis incluídos na linha demarcatória da União.

Felipe Peixoto também interagiu para a criação e ampliação de linhas de ônibus (como a 38A, para o Engenho do Mato), e para a inclusão de ruas no trajeto rodoviário. Enquanto secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, idealizou projetos como o Canto de Itaipu (de revitalização da comunidade pesqueira) e o de macrodrenagem executado em parte em algumas localidades, como o Bairro Peixoto, por meio do programa estadual Bairro Novo, além de indicar dezenas de ruas para pavimentação. Essas e outras conquistas foram citadas no encontro por Felipe, que ressaltou serem muitos os desafios para a região com as calçadas esburacadas, “quando as têm”, sem ciclovias e sinalização nos pontos de ônibus.

– Mas o principal desafio agora é adequar as obras da TransOceânica à dinâmica da região. Quem elaborou esse projeto não conhece a Região Oceânica, porque não tem sentido reduzir quatro pistas amplas para duas estreitas em uma área com muitos veículos e que lota no verão, e nem construir calçadas maiores que a da Amaral Peixoto em um local sem tanta demanda de pedestres, e ainda sem prever ciclovias e estacionamentos, prejudicando o comércio local. Não tem sentido reduzir 60% da frota de ônibus, metade dos pontos e fazer uma pista tão estreita na Avenida Seis que mal dá para o morador entrar em sua garagem. Vamos terminar essa obra que custou R$ 350 milhões, frutos de um empréstimo que vamos pagar por 20 anos. Mas vamos concertar as coisas que estão sendo feitas erradas e vamos levar o corredor de transporte até o terminal no Centro, porque não tem sentido ir só até Charitas, a demanda de passageiros até o bairro não justifica o custo dessa obra – detalhou.

Compromissos – Felipe assumiu ainda os compromissos de implantar escolas profissionalizantes para a região, de ampliar o número de vagas dos berçários, de fazer funcionar a ampla cobertura do programa Médico de Família na região (com oferta de medicamentos e atendimento aos sábados) e o sistema de monitoramento de câmeras como forma de prevenir assaltos, assim como construir uma sede para a Companhia da PM na saída do túnel Charitas-Cafubá.

Indústria naval – No encontro pela manhã com a Associação do Conselho Empresarial Naval-Offshore e Serviços de Niterói (Asscenon), na empresa Girassol Apoio Marítimo, que contou com representantes de estaleiros e moradores da Ilha e da Ponta da Areia, Felipe falou de seus projetos para o setor. “Vou fazer o desassoreamento do Canal de São Lourenço e promover outras ações que impulsionem a indústria naval na cidade. Nosso compromisso com o setor é antigo e se firma em mais esse encontro. O ramo naval precisa voltar a crescer e gerar empregos. Seremos incentivadores em potencial desse movimento, buscando parcerias e projetos para que essa retomada do crescimento aconteça de forma breve e possa, principalmente, utilizar a mão de obra da cidade. Teremos encontros semestrais para debater novas políticas públicas que atendam não só ao setor como aos moradores das localidades impactadas pelo segmento”, garantiu.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM