Reuniões começam nesta terça, 7, com o tema Trânsito, Transporte e Mobilidade.
O pré-candidato do PSB à Prefeitura de Niterói e presidente municipal do partido, Felipe Peixoto, abre nesta terça-feira, dia 7, a série de reuniões com a participação da sociedade para a construção do programa de governo da sigla para a cidade. Serão ao todo 22 reuniões, 14 delas temáticas para discutir questões como trânsito, transporte e mobilidade, assunto que inicia os trabalhos às 19h desta terça, na Faculdade Maria Thereza (Famath). As outras oito serão regionais, para o mapeamento dos principais problemas de cada um dos 52 bairros niteroienses.
Com o lema “Cidadania ativa, cidade inclusiva”, os encontros marcam a implementação da Agenda Niterói, programa da Fundação João Mangabeira (FJM) criada em 1990 pelo PSB como entidade sem fins lucrativos para a formação política e a formulação de políticas públicas. A estratégia é reunir as representatividades em rodadas de discussão das questões que mais merecem atenção da sociedade niteroiense. Os temas da primeira etapa foram definidos e agrupados a partir dos encontros que Felipe vem realizando nos últimos dois meses com profissionais de diversas categorias, além de lideranças comunitárias e partidárias.
– Queremos um programa de governo construído por todos. Para isso, venho reforçando encontros com os mais diversos segmentos, ouvindo desde especialistas acadêmicos até o cidadão comum, aquele que realmente vive o dia a dia de Niterói e, sem dúvida, tem muito a contribuir com a elaboração de uma agenda positiva para nossa cidade. É muito importante que todos participem – convoca Felipe Peixoto.
Construção coletiva – Coordenador do processo de construção da proposta de governo, o arquiteto Carlos Krykhtine explica as metodologias a serem aplicadas nas reuniões visando contemplar os anseios sociais. Um exemplo é a figura de um facilitador, especialista com ampla experiência técnica na área a ser debatida para fomentar e enriquecer as discussões.
– Nosso objetivo é promover o sentimento de pertencimento da população, com o processo sendo tão importante quanto o resultado: o programa de governo. A cada encontro faremos cinco perguntas básicas aos grupos: o que, por que, onde, como e com quem fazer. A ideia é estimular o brainstorming, uma tempestade de ideias que serão hierarquizadas, debatidas e colocadas no papel com técnicas de design thinking, conceito moderno que permitirá a organização dessas respostas – explica Krykhtine.
Seminário – As reuniões começam sempre 19h e vão até o dia 21 do próximo mês. Os resultados serão apresentados em um amplo seminário no dia 23 de julho, também com a participação de todas as representatividades sociais para a finalização do programa de governo. Confira abaixo a programação completa.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
REUNIÕES TEMÁTICAS
1- Trânsito, Transporte e Mobilidade: 7 de junho, na Famath
2- Desenvolvimento Institucional e Gestão Pública: 8 de junho, na Faculdade Candido Mendes
3- Ciência e Tecnologia: 9 de junho, na Faculdade Candido Mendes
4- Turismo: 10 de junho, na Faculdade Candido Mendes
5- Desenvolvimento e Assistência Social: 14 de junho, na Famath
6- Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda: 15 de junho, na Famath
7- Urbanismo: 16 de junho, na Famath
8- Cultura: 17 de junho, na Famath
9- Esporte e Lazer: 21 de junho, na Famath
10- Segurança: 22 de junho, na Famath
11- Meio Ambiente: 28 de junho, na Famath
12- Saúde: 29 de junho, na Famath
13- Defesa Civil: 30 de junho, na Famath
14- Educação: 1º de julho, na Famath
Endereços:
Famath – Avenida Visconde do Rio Branco, 869, 3º andar (auditório), São Domingos, próximo à Cantareira.
Universidade Candido Mendes – Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, 517 (auditório), Centro.
REUNIÕES REGIONAIS
1- Região Oceânica: 5 de julho, no Colégio Itapuca (Rua Professor Ernani Faria Alves, 124, Piratininga)
2- Pendotiba: 7 de julho, no Colégio Gomes Pereira (Avenida Rui Barbosa, 1.250, Largo da Batalha)
3- Região Norte: 12 de julho, no Tio Sam (Rua Benjamin Constant, 562, no Largo do Barradas, Barreto)
4- Região Norte: 13 de julho, no Centro Cultural Ônix (Alameda São Boaventura, 824, Fonseca, após o Horto de Niterói)
5- Região Norte: 14 de julho, em Santa Bárbara (Rua Jandira Pereira, 799, antiga Rua 6, após a igreja católica)
6- Praias da Baía: 19 de julho, em Icaraí (Rua Pereira da Silva, 336, no salão da antiga loja Fernando Milhão)
7- Praias da Baía: 20 de julho, no Colégio Nossa Senhora da Assunção (Rua General Rondon, 842, São Francisco)
8- Praias da Baía: 21 de julho, na Associação Comercial e Industrial do Estado do RJ (Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 286, 2º andar, Centro de Niterói)
SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS
Dia 23 de julho, às 9h, na Famath