As secretarias estaduais de Saúde e de Defesa Civil instalaram nesta quinta-feira (17/12) uma sala de situação para o enfrentamento à zika e a microcefalia no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Técnicos das duas áreas discutiram estratégia de ações conjuntas para mobilização em todo o estado.
– Essa ação conjunta é fundamental para a gente conseguir enfrentar o mosquito em todas as frentes e auxiliar os municípios a se prepararem e se organizarem também – disse o secretário estadual de saúde, Felipe Peixoto.
Na primeira reunião, foi discutida a importância de envolver representantes de outros setores de governo e as primeiras estratégias. Entre elas a divisão do espaço para melhor integrar as ações e equipes no que se refere tanto ao combate do mosquito Aedes aegypti quanto à preparação e assistência aos municípios para a prevenção e tratamento da zika e da microcefalia.
– Neste momento, o foco principal da Defesa Civil é a articulação dos órgãos. A mobilização dos recursos e da sociedade é de essencial importância para o sucesso dessa ação de enfrentamento. Todos devemos ter a compreensão da necessidade de praticarmos a cultura de prevenção – disse o superintendente operacional de Defesa Civil, coronel Marcelo Hess.