IECAC promove evento de conscientização para alertar sobre os riscos da hipertensão arterial

Mais de 250 pessoas foram atendidas pela equipe multidisciplinar da unidade

Por Liana Leite

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril, o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC), promoveu, nesta segunda-feira (27/04), uma ação de conscientização na Cobal do Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. Uma equipe multidisciplinar da unidade atendeu mais de 250 pessoas que passaram pelo local. Os profissionais de saúde aferiram pressão arterial, colesterol, glicose, peso, altura e mediram a circunferência abdominal. Os participantes também receberam orientações e material informativo sobre a doença.

Segundo a cardiologista e coordenadora do Grupo de Hipertensão Arterial Resistente do IECAC, Lilian Soares da Costa, o evento é primordial para orientar a população sobre a importância da prevenção e os cuidados necessários para quem é hipertenso.

–  A hipertensão arterial atinge mais de 30 milhões de pessoas em todo o país. É um inimigo silencioso, que, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. Muitas pessoas só descobrem a doença no momento da aferição da pressão. Por este motivo,  campanhas como esta têm grande valor social. A hipertensão é uma doença crônica e pode desencadear problemas cardíacos, renais e cerebrais –  explicou a médica.

A nutricionista Simone Raimondi lembra que a hipertensão, associada à outros fatores como estresse, ausência de atividade física, colesterol elevado e obesidade, representa uma das principais causas de problemas cardiovasculares.

– Observamos crescimento expressivo no consumo de alimentos processados e ultraprocessados, como o macarrão instantâneo e enlatados, por  exemplo. Estes produtos contém grande quantidade de gordura saturada e sódio, o que provoca aumento da obesidade e risco de doenças crônicas. Estamos orientando para que as pessoas se alimentem a cada três horas e façam mais uso de alimentos naturais, como raízes, frutas e legumes –  acrescentou a nutricionista.

Para a comerciante Maria Helena Santana Negreiros, de 49 anos, campanhas para orientar à população têm grande valor.

– Minha mãe e irmãs são hipertensas. A idade está chegando e é preciso prevenir. Os profissionais foram muito atenciosos e fizeram-me ver que é preciso mudar os meus hábitos alimentares e arrumar tempo para fazer atividade física – admitiu Maria Helena.

A empregada doméstica Djenalva Jesus Hora, de 54 anos, levou um susto. Sua pressão estava muito acima do esperado.

– Eu não estava tomando os dois remédios que o médico passou, mas achei que estivesse bem. Fiquei preocupada e vou seguir as orientações dos profissionais –  garantiu Djenalva..

Jaqueline de Oliveira, de 39 anos, está com o colesterol elevado e foi orientada a procurar um clínico para fazer acompanhamento.

– Vim ao evento porque estava passando pela Cobal e descobri um problema grave. Estou decidida a seguir as orientações, reduzir meu peso e procurar uma academia –  contou..

O evento contou com o apoio de profissionais de educação física, saúde mental, enfermagem, odontologia, serviço social, nutrição e cardiologia da unidade, e também com auxílio de estudantes de graduação de três faculdades, que prestaram suporte no atendimento à população.

Fonte:SES-RJ

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM