Tomógrafo Móvel da SES chega a Pinheiral, na Região do Médio Paraíba, na próxima segunda-feira 23

Unidade itinerante fica na cidade até dia 4 de abril e atenderá também pacientes de outros seis municípios

O serviço de Tomógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde chega a Pinheiral na próxima segunda-feira (23/03), onde fica até o dia 4 de abril. Instalado na Praça Brasil, no Centro, o equipamento também atenderá à demanda de mais seis municípios da Região do Médio Paraíba: Piraí, Volta Redonda, Rio Claro, Valença , Rio das Flores e Barra do Piraí.

Pela segunda vez na cidade, o Tomógrafo Móvel tem capacidade para realizar 70 exames por dia. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados e feriados, das 7h30 às 15h.

Criado em 2009 pela SES, este é o primeiro serviço itinerante de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. Os dois equipamentos que integram o serviço já atenderam 81.417 pacientes e realizaram 110.173 exames.

Agendamento – Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretariasTomógrafo móvel Maurício Bazílio SES municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.

Rapidez – O tomógrafo móvel foi criado para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. O serviço funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia.

Fonte: SES-RJ

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM