Morro São João será a primeira comunidade pacificada a receber ações sociais integradas pelo Estado e Prefeitura do Rio

Morro São João, no Engenho Novo, será a primeira comunidade pacificada a receber um programa integrado de ações sociais e serviços públicos.

O Morro São João, no Engenho Novo, será a primeira comunidade pacificada a receber um programa integrado de ações sociais e serviços públicos decorrentes da atuação da Comissão Executiva de Monitoramento e Avaliação da Política de Pacificação (CEMAPP). A decisão foi anunciada nesta terça-feira (17/3), durante a segunda reunião do grupo, presidida pelo governador Luiz Fernando Pezão. Já na próxima semana integrantes da CEMAPP farão visitas técnicas à comunidade para conversar com moradores e definir serviços prioritários a serem implementados.

– Vamos trabalhar em conjunto com a Prefeitura do Rio para somar recursos e planejamentos. O projeto das UPPs não vai retroceder. Ao contrário, estamos unidos para ampliar os serviços oferecidos nessas áreas e melhorar a qualidade de vida dos moradores. A intenção é garantir a inclusão social e a igualdade de oportunidades – afirmou Pezão. Durante a reunião de trabalho, Pezão nomeou o secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, como secretário executivo da Comissão de Pacificação. 

– O objetivo deste grupo de trabalho é garantir o acesso da população de áreas pacificadas aos serviços públicos, fortalecendo a política de pacificação. Desta forma, vamos ampliar a comunicação com os moradores e assegurar musculatura para expandir as UPPs – detalhou Beltrame, reforçando a necessidade de estratégias que resgatem crianças e jovens atraídos pelo tráfico.

Criada por meio de um decreto do governador publicado em Diário Oficial, a Comissão Executiva de Monitoramento e Avaliação da Política de Pacificação visa monitorar e aprimorar as ações sociais em comunidades com UPPs.

O secretário de Saúde, Felipe Peixoto, afirmou que o trabalho conjunto é essencial para melhorar os serviços oferecidos aos moradores das comunidades com UPPs.

– Vamos ouvir a população e identificar prioridades, focar nas ações que tragam maior impacto à qualidade de vida de quem vive nestas áreas. O objetivo é trazer mais igualdade de oportunidades, direito de todo cidadão – destacou.

Além do governador e do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, integram a comissão os titulares das secretarias da Casa Civil, Planejamento e Gestão, Saúde, Educação, Habitação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Transporte, Ambiente, Assistência Social e Direitos Humanos, Obras, Esporte, Lazer e Juventude, e Prevenção à Dependência Química.

Também fazem parte da comissão executiva: Pehkx Jones (subsecretário de Estado de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Segurança Pública), Luciano Jobim (assessor especial da Secretaria de Estado da Casa Civil), Eduarda La Rocque (presidente do Instituto Municipal Pereira Passos) e Pedro Veiga (coordenador do programa municipal Rio+Social), além de representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e Defensoria Pública.

A reunião desta segunda-feira contou ainda com representantes da Firjan, Sebrae e Fecomércio e da obra social Riosolidário, presidida pela primeira-dama Maria Lúcia Cautiero Horta Jardim. O próximo encontro do grupo deve ocorrer em duas semanas.

 UPP no Morro São João – O território da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) doMorro São João foi escolhido para receber as primeiras ações da comissão pelo fato de os policiais da UPP local terem passado, recentemente, por um curso de reciclagem com o Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar. O efetivo ganhou instruções sobre técnicas de abordagem, policiamento de proximidade, direitos humanos e mediação de conflitos. A iniciativa faz parte de uma série de ações para realinhar o sistema operacional das UPPs. A UPP São João foi instalada em dezembro de 2011 e engloba osmorros da Matriz e do Quieto. Pelo menos sete mil pessoas vivem nestes territórios.

Fonse: SES-RJ

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM