Vias que dão acesso ao CVT da Pesca são de grande importância para os moradores e o escoamento da produção de estaleiros
O deputado estadual Felipe Peixoto acompanhou na manhã desta sexta-feira, 26, o andamento das obras nas Ruas Manuel Duarte e Cruzeiro do Sul, que dão acesso ao CVT de Pesca, Aquicultura e Ambiente, situado na unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no Gradim, em São Gonçalo. Essas vias são fundamentais para o dia a dia dos moradores (muitos deles de comunidades pesqueiras) e para o escoamento da produção de estaleiros e fábricas de pescado existentes na área.
– A urbanização destas duas vias é parte de um dos maiores investimentos do Governo do Estado na região, que é o Programa de Revitalização das Comunidades Pesqueiras. Além disso, essas intervenções visam proporcionar aos moradores mais dignidade e qualidade de vida – explica o deputado, que em fevereiro desse ano, à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), intermediou o projeto de obras.
A obra – Estimada em R$ 5 milhões, a urbanização das vias foi elaborada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) e realizada com recursos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Revitalização das Comunidades Pesqueiras – O projeto, oficializado em fevereiro pelo Governo do Estado e orçado em R$ 1,6 milhões, vai beneficiar quase 700 famílias das comunidades do Pica-Pau e Praia do Esso, no Porto Velho; da Favela do Gato (Vila Cassinú) e da área conhecida como Gradim Artesanal (entorno do píer), no Gradim; e da Praia das Pedrinhas, no bairro Boa Vista.
Por Leonardo Scheuer