Entre as indicações, estão os projetos de recuperação e modernização do Caio Martins e do Horto do Fonseca
Os deputados estaduais Felipe Peixoto (PDT) e Comte Bittencourt (PPS) ingressaram esta semana, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, com uma série de indicações solicitando melhorias significativas para a população de Niterói. Duas delas foram registradas na última quarta-feira, dia 6, e pedem ao Governo do Estado a realização de obras de recuperação e modernização no Estádio Caio Martins e no Horto do Fonseca. Pontos tradicionais e de grande importância para o segmento de Esporte e Lazer em Niterói, os dois complexos estão há anos sem receber restauração.
Os parlamentares decidiram fazer juntos a indicação das obras por entenderem que são dois espaços públicos que devem ser resgatados e disponibilizados para a população. Atualmente, o Caio Martins funciona em situação precária, precisando de reformas estruturais como um todo, e mais ainda no telhado do ginásio e nas salas internas. Felipe Peixoto lembra que recuperar o espaço é um antigo desejo seu.
– A ideia é transformar o complexo em um parque para toda a família, com áreas para atividades de lazer e de esportes gratuitas para todas as idades, e ampla infraestrutura com vestiários, acesso à internet, pistas de skate e diversas quadras. Defendo a recuperação do Caio Martins há anos, e inclusive evidenciei isso em 2012, quando concorri à Prefeitura de Niterói. Agora, com o governador Pezão, poderemos restaurar este espaço que é, por direito, dos niteroienses.
Caio Martins – Inaugurado em 1941 para abrigar jogos do Campeonato Carioca de Futebol, o Caio Martins é uma referência em Niterói. A começar por sua localização na Avenida Roberto Silveira, coração de Icaraí. Até o fim dos anos 70, o estádio que tem diversos ginásios com quadras e campo de grama com arquibancada para até 15 mil pessoas, foi palco de uma série de grandes eventos, entre shows musicais, feiras, apresentações circenses e competições esportivas como os Jogos Estudantis de Niterói (JEN). Suas piscinas olímpicas abrigaram famosas provas de natação e nado sincronizado, até que no início da década de 80, por uma concessão com o Governo do Estado, o Caio Martins passou a servir aos treinos do Botafogo por mais de 20 anos.
Horto – Já no Horto do Fonseca, que ocupa uma área de 258 mil metros quadrados na Alameda Boaventura, o projeto prevê a transformação do jardim em um grande parque urbano da Zona Norte de Niterói, com a restauração do Palácio Euclides da Cunha para abrigar uma Biblioteca Parque com acervo literário, oficinas e plataformas multimídia, nos mesmos moldes das que existem na Rocinha e em Manguinhos, no Rio. Inaugurado em 1906, o Horto conta com espécies raras, como o “pau mulato”, e uma grande diversidade de plantas e árvores, como jatobás, jequitibás, jacarandás e sapucaias.
Ascom