“De Bike ao Trabalho” reúne dezenas de ciclistas em sua 2ª edição

Realizada em diversos países, ação é um dos projetos voltados à mobilidade urbana promovidos pela Sedrap

Quem passou na manhã desta sexta-feira, 9, pelo entorno da Rodoviária de Niterói conferiu a presença expressiva de ciclistas que participaram da segunda edição do evento “De Bike ao Trabalho”. Um dos projetos voltados à mobilidade urbana promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), a ação é inspirada no Bike to Work Day, que nasceu nos Estados Unidos na década de 50 e hoje, com tantos problemas de mobilidade urbana, tem versões em diversos países no dia 9 de maio. Superando a primeira edição de 2013 que reuniu quase 20 pessoas, o evento desse ano contou com a adesão de dezenas de funcionários lotados nos órgãos públicos existentes no prédio, que ganhou colorido especial com as bikes estacionadas.

Somente da Secretaria e da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (a Fiperj, vinculada à Sedrap) foram cerca de 30 profissionais, a maioria usando capacete, cotoveleiras e joelheiras. Um deles é Bernardo Medeiros, 37 anos, que mora em Icaraí. “Normalmente venho de carro e gasto em média 35 minutos. Hoje, vindo de bicicleta, consegui fazer o trajeto em apenas 20 minutos”, comemorou Bernardo, assessor de eventos da Secretaria. Já Sheyla Peres, que mora no Ingá, tem 63 anos e é secretária do gabinete da Sedrap, disse que a bicicleta é sua grande companheira.

– Faço tudo o que posso de bike. Vou à padaria, mercado, farmácia e inclusive ao trabalho. Só não venho quando sei que vou sair tarde da noite e é perigoso. Encontrei na bicicleta uma alternativa para fugir do trânsito cada dia mais impossível. Infelizmente, ainda temos muito o que evoluir em relação à educação no trânsito. Os motoristas dão fechadas e muitas vezes não dão passagens – reclama Sheyla.

É justamente respeito no trânsito um dos focos do “De Bike ao Trabalho”, como explica o arquiteto Glauston Pinheiro, da equipe de Mobilidade Urbana da Coordenadoria de Planos Regionais da Sedrap. “Queremos que este projeto represente mais uma frente para que os ciclistas sejam reconhecidos e respeitados no trânsito. Além disso, com tantos problemas de mobilidade urbana, é fundamental o investimento em ações que estimulem o uso da bicicleta como meio de transporte”, diz Glauston, que coordena o projeto de cicloturismo Pedal Cultural da secretaria.

Pedal Cultural – Como mais uma ação de mobilidade urbana, a Sedrap lançou o Pedal Cultural em 26 de janeiro desse ano, reunindo cerca de 60 ciclistas na visita guiada a pontos turísticos, históricos, culturais e ambientais no Centro de Niterói, como o Paço Municipal, Agência Central dos Correios e o Palácio Araribóia. O projeto de cicloturismo teve sua segunda edição em 23 de fevereiro, quando quase 100 pessoas percorreram o bairro da Ponta d’Areia. A secretaria prepara a terceira versão do projeto para o início do segundo semestre, após a Copa do Mundo.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM