Unidade vai atender 10 municípios do Médio Paraíba

O Governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira, 12, o escritório regional da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) em Piraí. A unidade que funciona no Centro vai atender aos dez municípios do Médio Paraíba, região que tem intensa atividade aquícola e conta com uma Estação de Produção de Peixes, em Rio dasFlores. O escritório é o segundo do total de sete que serão implantados até o fim do mês no interior do estado, proporcionando assistência a pescadores e produtores rurais. 

 O escritório foi inaugurado pelo vice-governador e coordenador de Obras e Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, e pelo secretário Felipe Peixoto, à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional Abastecimento e Pesca (Sedrap), que tem em sua estrutura a Fiperj, representada no evento pelo presidente José Bonifácio. Nascido em Piraí, Pezão falou da alegria em ver os investimentos na aquicultura da região.

 – É uma grande alegria ver que os créditos e equipamentos destinados à pesca da região estão sendo bem utilizados por Felipe Peixoto.

 Já o secretário destacou que a Fiperj vive hoje um momento muito especial. Após três anos de muito trabalho na Sedrap, sua equipe conseguiu reerguer a Fundação, elevada agora a um patamar de futuro.

 – É um prestígio inaugurar o escritório regional em Piraí, cidade pioneira em montar um entreposto de beneficiamento e comercialização de pescado no cultivo da piscicultura – disse Felipe Peixoto.

 O pioneirismo – A cidade é pioneira no estado no transporte, abate e processamento da tilápia, através da Cooperativa dos Aquicultores e Pescadores do Sul Fluminense Ltda., a Peixe Sul, que atende à população local com venda no varejo e atacado, e entrega a restaurantes e mercados da região, mantendo parceria com universidades para estudos e realização de trabalhos para teses de mestrado e doutorado.

O escritório – A unidade de Piraí funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h, e contará com uma equipe de três novos extensionistas (assistentes técnicos) convocados na última seleção do concurso público de 2012 e que serão coordenados pela técnica da Fiperj e médica veterinária Maria Dalva Ribas. Participaram da inauguração o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo; o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca; o prefeito Luiz Antônio da Silva Neves; o vice-prefeito de Piraí, Francisco Perota; os diretores da Fiperj Augusto Pereira (de Pesquisa e Produção) e Valmir Rodrigues (Administrativo); o presidente da Ceasa/RJ, Sérgio Marcolini; o presidente da Cooperativa Peixe Sul, Kleber Poltroniéri; e o presidente da Colônia de Pescadores Z-25, Roberto Rodrigues da Rocha; e vereadores e secretários dos municípios da região; entre outros

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe uma resposta

11 − sete =

Fechar Menu