Mais máquinas para fortalecer a aquicultura do Noroeste Fluminense

Além de 7 municípios contemplados pelo MPA, região receberá equipamentos do Somando Forças do Governo do Estado

Sete municípios do Noroeste Fluminense foram contemplados nesta segunda-feira, 10, com a entrega de retroescavadeiras pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella. Os equipamentos são destinados à escavação de viveiros para a produção de pescado em propriedades rurais que investem no cultivo de tilápia, tambaqui, pintado e carpa, entre outras espécies. A proposta é transformar a região em um importante polo de produção de peixes, com capacidade de atender boa parte do interior do estado, além de contribuir com mais oportunidades de trabalho e geração de renda aos produtores locais.

 Foram contemplados pelo Ministério os municípios de Aperibé, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema, São José de Ubá, Cambuci e Santo Antônio de Pádua. Dentro das ações de incentivo à aquicultura na região, os cinco últimos vão ganhar também retroescavadeira com tração pelo Somando Forças, do Governo do Estado. Pelo mesmo programa, Itaperuna receberá não só este equipamento como um veículo e um container frigorífico.

 Acompanhando as entregas em cada localidade, o secretário Felipe Peixoto, à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), destacou a importância do investimento no setor.

 – Sabendo investir no setor, pode dar muito certo. E tenho certeza que dará. Essa atenção especial às cidades do interior é de extrema necessidade. Junto com o Ministério da Pesca, o Governo do Estado é parceiro das prefeituras e vai estar sempre a disposição. Quando estamos presentes, podemos ouvir as principais necessidades de cada localidade, e assim investir de forma correta e eficaz – afirmou.

 Escritório Regional – Ainda entre os investimentos no Noroeste do estado, a Sedrap inaugura nesta quinta-feira, dia 27, mais um escritório regional da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, a Fiperj, vinculada à secretaria. A nova unidade será em Itaperuna, e vai receber parte dos novos concursados da Fundação, que tomarão posse no próximo dia 19, em cerimônia no Palácio Guanabara. Com a inauguração, o Noroeste passa a ter dois escritórios, com o outro funcionando em Santo Antônio de Pádua.

 – O setor de pescado vive um bom momento, e a demanda crescente de consumo do peixe no estado é o que nos motiva a dar apoio às cidades do interior que têm um número representativo de produtores rurais. Mais do que máquinas, estamos entregando melhores condições de trabalho aos aquicultores, dando uma nova perspectiva para estes municípios – afirmou o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella.

 Consumo – Atualmente os brasileiros consomem, em média, 14,5 quilos de pescado por habitante/ano. Muito mais que há dez anos, quando eram pouco mais de 6 quilos por habitante. Isso motiva políticas de governo que pretendem ampliar a produção do pescado em 600 mil toneladas por ano.

 Outras presenças – Na comitiva que percorreu os municípios estavam presentes a superintendente de Pesca e Aquicultura no Rio de Janeiro, Suely Amaral, e o deputado estadual, João Nacif, o prefeito de Pádua e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Social Sustentável, Agronegócio, Agricultura Familiar, Pesca e Aquicultura da Zona da Mata Leste Mineira e Noroeste Fluminense – CONIDS, Josias Quintal, entre outros prefeitos, secretários municipais e vereadores das respectivas cidades.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM