fbpx

Governo do Estado estreita parcerias para implantação da Cidade da Pesca

Protocolo de intenções com multinacional espanhola do pescado será assinado nesta quarta, 26

 O Governo do Estado dá nesta quarta-feira, 26, o pontapé oficial para a implantação da Cidade da Pesca no bairro de Itaoca, em São Gonçalo. Assina o protocolo de intenções com a multinacional Crusoe Foods, que quer ser a âncora do complexo pesqueiro que vai gerar mais de 10 mil empregos diretos na região. A empresa está de olho em uma área de 100 mil metros quadrados dos 630 mil metros quadrados do terreno, investindo sozinha cerca de R$ 60 milhões. Outras dez empresas já se interessam pelo projeto, uma delas um estaleiro cearense. A assinatura será às 17h, no prédio anexo do Palácio da Guanabara, em Laranjeiras.

 Pertencente à holding espanhola Jealsa Rianxeira (1ª na Espanha e 4ª do mundo no segmento de conserva de pescado), a Crusoe tem sede no Chile e está presente em 23 países, entre eles o Brasil, onde chegou em 2010 e quer expandir seus negócios. A empresa foi a primeira interessada na área, que já atraiu a atenção também de franceses e chineses. A solenidade de assinatura contará com o governador Sérgio Cabral; o vice-governador e coordenador executivo de Infraestrutura do Estado Luiz Fernando de Souza Pezão; o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca Felipe Peixoto; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços Júlio Bueno; e o prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim. 

 O protocolo de intenções será assinado entre a Crusoe Foods, a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) e a Prefeitura de São Gonçalo, oficializando a primeira aproximação do projeto Cidade da Pesca com parceiros privados de grande importância. A implantação da empresa no complexo industrial pesqueiro deve gerar aproximadamente mil empregos diretos destinados, principalmente, ao público feminino (mais de 90%) e mão de obra local, para trabalhar na produção de conservas de pescados para consumo humano, produção de alimentos para mascotes (cães e gatos) e produção de farinha para ração animal.

 O projeto – A Cidade da Pesca é um projeto idealizado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, que visa reestruturar o setor da pesca no Estado do Rio de Janeiro. Dentre suas diversas ações à frente da Secretaria, há a participação na implantação do primeiro Terminal Pesqueiro Público do Estado no Barreto e a criação de um Condomínio Industrial Pesqueiro Sustentável, organizando um cluster (termo que, na indústria, se refere à concentração de empresas de um mesmo setor) que otimize a produção pesqueira no Estado.

– A ideia é aumentar a cadeia produtiva, incrementar a renda e as condições de trabalho dos pescadores, familiares e demais trabalhadores do setor pesqueiro, e diminuir ainda a distância entre a matéria-prima e o mercado consumidor final” – explica o secretário Felipe Peixoto.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM