Panorama da Aquicultura no Estado do Rio de Janeiro foi o tema da palestra da Fundação
A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) esteve presente, entre os dias 4, 5 e 6 de dezembro, em mais um evento ligado à aquicultura – o I Seminário Internacional de Aquicultura do Peru (AQUAPERU 2013), que aconteceu na cidade de Lima, no Peru. Representada pelo diretor de Pesquisa e Produção, Augusto Pereira, e pelo técnico de Recursos Pesqueiros do Escritório Regional da Baixada Litorânea, Ricardo Henrique Bastos, a Fundação – órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) – apresentou o “Panorama da Aquicultura no Estado do Rio de Janeiro”.
Na palestra, o diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj explicou o papel institucional da Sedrap e da Fundação; e falou a importância na elaboração e execução de pesquisas no setor, mostrando que o estado tem recursos naturais para a implantação de projetos de aquicultura. “Nosso estado tem abundância em sistemas hídricos, disponibilidade de solos adequados e clima favorável; além disso, temos mão de obra qualificada, fábrica de ração, malha viária para escoamento da produção e assistência técnica presente. Nosso estado é o segundo maior mercado consumidor do país”, destacou Augusto.
Realizado pela empresa AQUAMUNDO, 365 pessoas participaram do evento, entre técnicos, pesquisadores, produtores e estudantes universitários, com objetivo de apresentar o cultivo de várias espécies, discutir seu planejamento e gestão, os sistemas de produção e as doenças em organismos aquáticos. O AQUAPERU contou ainda com palestrantes de diversos países, Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru, que apresentaram seus trabalhos com as seguintes espécies: tilápia, tambaqui, pirarucu, peixe-rei, atum, linguado, olhete, trutas, salmão, camarão de água doce e salgada, rãs, jacaré, ostras, mexilhões, vieiras e macro-algas.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional