Moradores de Jurujuba participam de reunião para debater projeto de pesca artesanal

Na reunião foram eleitos representantes que vão acompanhar o processo de obras

Moradores de Jurujuba participaram neste sábado, 30, do encontro promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (Sedrap), para selecionar os representantes que atuarão nas oficinas participativas ao longo de todo o processo de obras do Projeto de Revitalização da Pesca Artesanal do bairro, cujas intervenções deverão ser finalizadas em agosto do próximo ano.

“As oficinas fazem parte do método de construção coletiva que instituímos para que a população tenha acesso a todas as informações sobre o projeto”, explica o secretário de Estado Felipe Peixoto.

Técnicos da Secretaria passaram a semana anterior ao encontro visitando residências e convocando moradores para a seleção dos representantes que reuniu os moradores de Lazareto, Cascarejo, Travessa dos Maricultores, Brasília, Peixe Galo e Salinas na Escola Estadual Fernando Magalhães, e os de Pau Ferro, Ponto Final e Praia da Eva, no Salão Social da Igreja de São Pedro.

Cada uma das oito comunidades elegeu, em comum acordo, um morador para a representação do grupo de trabalho que, com a participação de diversos segmentos como órgãos públicos, Associações de Moradores e do comércio e a Colônia de Pesca Z-8, vai discutir o melhor modelo de urbanização para a área. A função desse representante é participar dos encontros, trazer as questões para as discussões coletivas com os moradores, assim como levar os resultados para a comunidade.

Para a professora de educação física Maísa Vasconcelos, 52 anos, moradora do Morro do Pau Ferro, a iniciativa é uma boa oportunidade de interação e controle das ações. “O importante é pensar no bem do nosso bairro e agir em coletividade. Vamos abrir a porta da nossa casa para receber esse representante quando ele vier nos falar e for transmitir nossas ideias. Isso que importa!”, afirmou.

 Já implantado em Itaipu, na Região Oceânica, e em fase de licitação no Gradim, em São Gonçalo, o Projeto de Revitalização da Pesca Artesanal visa proporcionar aos pescadores e moradores melhorias na infraestrutura urbana e, especialmente, nos locais de desembarque e abastecimento de pescado. No caso de Jurujuba, são indicadas a instalação de atracadouros e guinchos, depósitos de barcos e redes, além de pontos para manipulação e armazenamento do pescado.

Ação Social – Além de coordenar o processo de escolha dos representantes nas discussões, a Sedrap participou, com um estande, da iniciativa comunitária que aconteceu em parceria com a Subsecretaria da Região Metropolitana, paralelo ao encontro, no Campo do Flamenguinho, e contou com uma série de frentes, como expedição de identificação civil do Detran, atendimento da Ampla, atividades de educação no trânsito com agentes da Lei Seca, aferição de pressão arterial e medição de glicose com voluntários da Cruz Vermelha, dentre outras.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM