Estado assina contrato para elaboração de projeto urbanístico em Jurujuba

Pescadores, moradores e comerciantes irão participar do desenvolvimento do projeto

O Governo do Estado assinou, nesta quarta-feira (25/9), contrato com o Consórcio Campo-Fábrica para a elaboração do projeto executivo que definirá as propostas urbanísticas para as futuras obras de revitalização da atividade pesqueira de Jurujuba, em Niterói. A empresa terá nove meses para desenvolver o projeto, de cunho socioambiental, que contará com a participação de representantes de associações de pescadores, maricultores, comerciantes e moradores da região.

Um levantamento socioeconômico da comunidade será feito com o objetivo de compreender a organização espacial do local, identificar particularidades e saber a opinião dos moradores e pescadores sobre os principais problemas estruturais de Jurujuba. Haverá também oficinas para apresentação das propostas de intervenções à sociedade civil onde os representantes poderão debater e propor sugestões ao projeto. O investimento é da ordem de R$ 1.101.037 milhão e todas as etapas do estudo serão acompanhadas pelos dos técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional.

– Jurujuba é um lugar agradável e bonito, mas necessita de um estudo para apontar melhorias. E quem vai dizer o que é melhor para o bairro será o morador e o pescador. Vamos envolver todos os representantes e ouvir todas as ideias. Este modelo foi bem sucedido no Canto de Itaipu e teremos a oportunidade de reproduzi-lo ainda este ano nas comunidades pesqueiras de Gradim e Itaoca em São Gonçalo – garante o secretário estadual Felipe Peixoto.

As obras no bairro niteroiense – famoso por sua tradição na pesca artesanal – vão beneficiar cerca de 800 famílias das regiões do Morro do Lazareto/Cascarejo, Travessa dos Maricultores, Morro do Morcego/Brasília, Edificações na Praia de Eva e Morro do Pau Ferro. Em média, são desembarcadas 245 toneladas de pescado por mês no cais de Jurujuba, de acordo com dados de 2012 da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro.

– O projeto de urbanização terá foco na revitalização da atividade pesqueira da região, com medidas de respeito ao meio ambiente. O processo de criação deste croqui abrangerá atividades com metodologia participativa, como reuniões e oficinas, que terão sempre a presença de entidades da sociedade civil. A ação será realizada de maneira semelhante ao que foi feito no projeto do Canto Itaipu. Estamos abertos às ideias sugeridas pela população do bairro e precisamos da ajuda da comunidade para elaborar um projeto urbanístico eficiente e rentável, que possa atender às necessidades não somente dos pescadores, mas também dos moradores, visitantes e comerciantes da região – disse o arquiteto do Consórcio Campo-Fábrica, Ricardo Kawamoto.

Para o maricultor Vilmar Ximenes, vice-presidente da Associação de Moradores de Jurujuba e presidente de uma das associações de maricultura do bairro, o projeto de revitalização vai melhorar a qualidade de vida de quem mora e circula pela região.

– O projeto de revitalização é uma ótima ideia porque vai proporcionar melhorias na mobilidade, com implantação de calçamento, além da criação de áreas apropriadas para a atividade pesqueira. Acho muito importante que representantes da comunidade façam parte do desenvolvimento deste projeto, pois só quem mora e trabalha aqui conhece as necessidades da região – afirmou Vilmar.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM