O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, esteve presente e destacou a importância da Colônia por saber utilizar os programas estaduais voltados para o setor em benefício dos pescadores
Nesta sexta-feira (13), os pescadores da Colônia Z-20, em Itaperuna, receberam um importante incentivo de contribuição ao trabalho da pesca artesanal que realizam na região. O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, entregou à colônia um caminhão-feira que vai facilitar a comercialização de pescado em bairros e vilas, além de reduzir o preço do produto para os consumidores.
O Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, em visita pela sétima vez à cidade este ano, também marcou presença e parabenizou a presidente da Colônia Z-20, Virgimar Cler, pelo trabalho realizado e pelas conquistas da colônia.
“A Colônia Z-20 é a mais organizada e a que melhor sabe utilizar os programas do Governo do Estado, destinados à pesca, em benefício dos pescadores da região. E, hoje, vocês recebem mais um grande presente que, sem dúvidas, vai contribuir ainda mais para a realização e o sucesso desse trabalho. Primeiro foi a inauguração da sede regional da colônia de pescadores e, agora, a entrega do caminhão-feira. Nossa intenção é proporcionar um ambiente digno com as melhores condições possíveis de trabalho”, destacou Felipe, cumprimentando, também, o prefeito de Itaperuna, Alfredo Rodrigues, por dar espaço aos pescadores e valorizar a profissão.
O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, destacou que, embora o Brasil tenha o maior potencial de água doce no mundo, é o país que menos importa pescado e salientou, ainda, que é preciso aprender a utilizar este recurso que temos. Por isso, as parcerias e investimentos no setor.
“Com a parceria entre o Ministério da Pesca, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e as prefeituras municipais, temos a certeza que este é mais um passo certo que estamos dando para o reconhecimento da pesca no noroeste fluminense e, futuramente, no Brasil”, afirmou Crivella.
Durante a entrega do caminhão-feira, foram concedidas também as novas carteiras profissionais dos pescadores, que funcionam como uma espécie de cartão de crédito vitalício, por meio de um acordo firmado com o Banco do Brasil. Essas carteiras vão funcionar como documento de identidade ou CPF e possuem tecnologia QR Code, que evita fraudes e outros problemas e facilita a fiscalização.
Por Leonardo Scheuer