Secretário de Estado quer trazer experiências de empresa espanhola para a Ceasa-RJ
Em visita à Espanha na semana passada, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, conheceu as unidades de MercaMadri e MercaValencia pertencentes a Mercasa – empresa pública espanhola semelhante à Ceasa, responsável pela rede de mercados (a Rede Merca) do país. A empresa é administrada pelo Ministério de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Espanha.
A Mecasa é referência no mundo pelo seu modelo de gestão e consultoria na implantação de mercados de distribuição de alimentos. Ela possui uma rede com 23 unidades espalhados pelo país onde atuam 2.200 atacadistas e circulam 90 mil pessoas por ano. A Mercasa já elaborou projetos para a Rússia, Polônia, México e países da América Latina como Panamá e Equador.
– O que mais me chamou a atenção foram as instalações do Mercado de Peixe. Há algum tempo estamos planejando a construção de um centro de distribuição de pescado na Ceasa de Irajá e conferir a experiência espanhola era fundamental. Estamos muito interessados em uma parceria para elaborar este projeto – comentou o secretário que destacou não haver uma instalação destinada exclusivamente ao comércio atacadista de pescado no Estado do Rio dentro dos padrões ideias de funcionamento.
A gestão dos recursos sólidos, informatização e a concepção arquitetônica dos pavilhões da “Rede Merca” também despertaram o interesse do secretário de Estado.
Felipe Peixoto conversou com Andres Asensi, diretor internacional da Mercasa; Portomas Trueba, diretor-adjunto do Mercamadri; e com Pablo Rubio, diretor do Mercavalencia.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional