Objetivo é atuar em conjunto na estruturação territorial da cidade
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, e o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, assinaram nesta sexta-feira (19/04) um convênio para promover a integração de políticas públicas e a troca de experiências por meio de apoio técnico e operacional entre a Prefeitura e a Secretaria. O objetivo é atuar em conjunto na estruturação territorial da cidade e em projetos de requalificação e infraestrutura urbana.
– É um prazer estar novamente em Itaboraí. Quando o governador Sérgio Cabral me chamou para assumir a Secretaria, pediu para que eu atuasse em todo o Estado e que desse atenção especial ao Leste Fluminense, nessa região do entorno do Comperj. Essa parceria com Itaboraí é de grande importância – disse Felipe Peixoto.
A cooperação prevê ainda o intercâmbio de recursos humanos e a utilização comum de estruturas do município e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional para programas, projetos e ações a serem desenvolvidas na cidade.
– Fico imensamente feliz por concretizar essa parceria, que não gerará custo algum para a Prefeitura. Pelo contrário, teremos um ganho muito grande. Sem dúvidas, vamos conseguir trazer muitas realizações, não apenas para Itaboraí, mas para o Estado do Rio de Janeiro – disse o prefeito, agradecendo a parceria com a Secretaria.
Felipe Peixoto lembrou que a assinatura do convênio apenas formalizou ações que já vêm acontecendo junto à Prefeitura de Itaboraí, como o geoprocessamento, no qual imagens captadas por satélite são disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo para o melhor planejamento e controle do crescimento da cidade. Também está em andamento um projeto pelo qual a Secretaria dá apoio aos agricultores locais, oferecendo, inclusive, assistência técnica.
Conforme o termo assinado nesta sexta-feira, caberá à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, entre outras ações, criar um grupo de trabalho com representantes das duas partes e realizar capacitações que fortaleçam o planejamento territorial e a gestão participativa integrada no município. Já a Prefeitura dará apoio à Secretaria na criação do grupo de trabalho e no atendimento a demandas originárias dos planos e projetos a serem executados, além de promover a participação da comunidade no processo de elaboração das ações.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional