Governo estadual quer colaborar com elaboração de projetos do município
Visando minimizar o impacto causado pelo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) sobre sua cidade sede, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, e o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, conversaram na noite desta quarta-feira (10) sobre uma parceria entre os dois órgãos com objetivo de elaborar projetos de infraestrutura para o município.
A medida vai permitir que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional avance nas ações previstas no Plano Diretor de Estruturação Territorial do Leste Fluminense (PET-Leste), especialmente na revisão do Plano Diretor de Itaboraí. A proposta também estabelece troca de informações sobre o município e apoio técnico na produção de projetos urbanísticos e captação de recursos.
– Nossa preocupação é diagnosticar as atuais necessidades de Itaboraí para propor soluções de ocupação racional do território. A cidade é a que mais sofre com a pressão urbana por conta deste investimento e prioridade do PET-Leste – afirmou o secretário Felipe Peixoto.
O prefeito Helil Cardozo, eleito na última sexta-feira (5) presidente do Conleste, acredita que a parceria entre o governo estadual e municipal seja fundamental não apenas para o município, mas para toda as cidades do entorno do Comperj. O assunto será tratado na próxima reunião do consórcio de municípios no dia 19.
– A construção do Comperj já está trazendo transtornos para a região e precisamos pensar o quanto antes em como ordenar o crescimento urbano e no sistema de transporte de massa. O apoio do Governo do Estado é, sem dúvida, muito importante nesse momento – disse o prefeito Helil Cardozo.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional