Globo Niterói: Região Oceânica já tem seu 1º projeto de drenagem

Em fevereiro, governo estadual anunciou investimentos em 177 ruas

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) apresenta no início do mês que vem o primeiro projeto de macrodrenagem da Região Oceânica. A iniciativa — encomendada pelo vice-governador e coordenador de Infraestrutura do estado, Luiz Fernando Pezão — faz parte do plano de restruturação da área e tem como objetivo acabar com as constantes inundações. Para executar o sistema de drenagem e a pavimentação da região serão necessários cerca de R$ 360 milhões. Ainda não há prazo para o início das obras.

Historicamente, a Região Oceânica sofre com os transtornos causados pelas chuvas. Segundo estimativas do estado, mais de 70% do bairro não são asfaltados e não possuem qualquer sistema de drenagem. Na semana passada, uma forte chuva afetou a região, e as ruas ficaram alagadas, causando transtornos a motoristas e moradores. Pelo menos três grandes pontos de alagamentos foram identificados pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos na área do Trevo de Piratininga.

 — A região carecia de estudos. É uma área complexa, formada por três grandes bacias hidrográficas e dez sub-bacias, com características muito distintas. Com esse plano em mãos, o gestor público, seja ele estado ou município, vai ter elementos para executar obras definitivas em cada uma das ruas — explica o secretário estadual de Pesca, Abastecimento e Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, responsável pela elaboração do estudo.

 Além da análise hidrográfica atual, os técnicos projetaram o sistema de drenagem levando em consideração as maiores chuvas dos últimos 25 anos, para determinar que tipo de investimento é necessário em cada área.

 Os resultados do estudo serão encaminhados à Secretaria de Obras do estado e já entrarão em prática no projeto Bairro Novo, lançado em fevereiro e que prevê a pavimentação de 177 ruas da Região Oceânica ao custo de R$ 65 milhões. As obras incluem drenagem, pavimentação, colocação de meios-fios e calçamento das vias.

— É inadmissível chegar em 2013, num estado com a agenda do Rio de Janeiro, e ter 70% das ruas da Baixada e da Região Oceânica sem asfalto — afirmou o vice-governador Pezão, no lançamento do projeto.

Em Niterói, os bairros beneficiados serão Boa Vista, Cafubá, Camboinhas, Jardim Imbuí, Itaipu, Peixoto, Piratininga e Vale Feliz. No total, serão asfaltados mais de 50 quilômetros de ruas.

Para a dona de casa Christina Oliveira, moradora do Cafubá, só pavimentar as ruas não vai resolver o problema:

— Eles já vieram aqui outras vezes, jogaram uma camada fina de asfalto, mas não fizeram bueiro. Isso não dá. Alaga tudo.

Segundo a Sedrap, o projeto passou por discussão com moradores e representantes das associações da Região Oceânica na última semana. As sugestões serão incorporadas ao projeto final, que será encaminhado à pasta de Obras e à prefeitura de Niterói.

Matéria de Renato Onofre publicada no Globo Niterói de 24/03/2013

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM