Felipe Peixoto reassume mandato de deputado estadual

O deputado Felipe Peixoto que havia se licenciado para assumir uma secretaria no Governo do Estado retorna a Casa Legislativa.

 O deputado Felipe Peixoto voltou a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça-feira, 12 de junho. Em seu discurso falou sobre o desafio de assumir uma secretaria de Estado, recém-criada, e da felicidade de poder retonar a Alerj.

“Foi difícil a decisão de não estar aqui, compartilhando desse Plenário, para aceitar o convite de ser secretário. Costumo dizer que a dúvida realmente bateu à minha porta. Conversando com amigos, com a direção do partido, aceitei esse convite e posso dizer que não me arrependo”.

Para Felipe Peixoto, ter a oportunidade de participar do Governo do Estado foi um grande aprendizado. Fez questão de falar sobre o trabalho desenvolvido enquanto esteve a frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca.

“Começamos a desenvolver uma série de ações na área de desenvolvimento regional. O Governador Sérgio Cabral nos pediu prioridade para que atuássemos exatamente na área do entorno do Comperj. Conseguimos, ao longo desse pequeno período de tempo, preparar um termo de referência, em que a Petrobras está contratando uma das pessoas que tem mais conhecimento em planejamento regional, que é o Jorge Wilheim, para fazer um plano de estruturação dos municípios no entorno do Comperj.”

Em relação a pesca, Felipe Peixoto falou sobre as ações voltadas para a requalificação das comunidades pesqueiras.

“Já licitamos e contratamos, de forma experimental, um trabalho voltado para as comunidades pesqueiras de Itaipu, estamos desenvolvendo também ações ligadas às comunidades da colônia Z8, em Jurujuba, e também em São Gonçalo e nos municípios da Região dos Lagos. Pretendemos dar condições e maior dignidade àquelas pessoas que ali moram e vivem não só da pesca, mas de toda a cultura que a envolve. Além dessa ação, nós colocamos a Fundação Instituto e Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj), que completa 25 anos agora, em outubro próximo, na posição que ela merece estar. A Fiperj não tinha, dentro da estrutura do Governo do Estado, uma condição importante como o setor da pesca tem”.

De acordo com Felipe Peixoto, o Rio de Janeiro está em uma fase importante de recuperação do setor da pesca. A Fiperj desenvolveu ações como a recuperação das estações de piscicultura do Estado: a de Cordeiro e a de Rio das Flores, que estavam fechadas há anos.

Além disso, foram inaugurados escritórios regionais na Costa Verde, em Angra, para atender a dois Municípios; um escritório na Região Noroeste do Município de Pádua; em breve terá um escritório também na Região Norte, em Campos, e em diversas regiões do Estado.

Já em relação a Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa -RJ) e a Companhia Central de Armazéns e Silos do Rio de Janeiro (Caserj), Felipe Peixoto definiu como sendo o maior desafio.

“Estamos também com um desafio muito grande, que é o de recuperar a Ceasa, e a Caserj e trabalhar no processo de incorporação de uma empresa com a outra, dando ao abastecimento o devido valor e levando a Ceasa à posição de empresa superavitária. O desafio é muito grande, mas tenho certeza que com todo o trabalho que está sendo desenvolvido será possível fazer esse trabalho de recuperação”.

Felipe Peixoto encerrou seu primeiro discurso na tribuna da Alerj, agradecendo a todos os deputados que o receberam muito bem em todos os momentos em que esteve na Alerj, especialmente quando assumiu a Secretaria de Estado.

“Muitas vezes fiz reuniões dentro da própria Alerj, para poder decidir questões importantes da estruturação da Secretaria. Agradeço a parceria que esta Casa teve ao longo dessa minha gestão, agradeço a confiança de todos aqueles que me apoiaram e ajudaram ao longo de todo esse período à frente da Secretaria. Tenho certeza de que este meu retorno não será diferente da relação que construí com todos os parlamentares”, finalizou Felipe Peixoto. 

Por Fabíola Mar

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM