Abordagem que além de agregar a questão da acessibilidade, incorpora o uso e a ocupação do solo como elemento determinante.
Nesta quinta-feira, 31 de maio, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, participou do seminário debate “Diálogos Metropolitanos – Ideais para Modelar a Metrópole, realizado por iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Obras. O objetivo é levar as políticas públicas que estão sendo implantadas no Rio de Janeiro para a região metropolitana.
O vice-governador e coordenador de Infraestrutura do estado, Luiz Fernando Pezão, confirmou a liberação do empréstimo pelo Banco do Brasil. Segundo ele, esse dinheiro será investido em projetos de mobilidade. Serão comprados novos trens, barcas e iniciada as obras do metro que ligará Niterói à Itaboraí, além de investimentos em saneamento e obras de mobilidade urbana.
“Conseguimos a liberação de R$ 3,6 bilhões, dos quais, R$ 100 milhões serão destinados para projetos”, afirmou Pezão.
Para o secretário Felipe Peixoto esse tipo de debate traz a oportunidade de discutir os dois temas mais complexos da nossa metrópole. O modelo de gestão e a questão da mobilidade.
“Todos os desafios que estão sendo enfrentados, foram ou estão sendo enfrentados também nas grandes megalópoles do mundo. E esse desafio de pensar um modelo de planejamento de gestão da Região Metropolitana é fundamental para resolvermos problemas crônicos que vivemos. O ser humano busca a cidade para morar e a gente precisa buscar soluções para que essa população viva com a qualidade de vida que ela precisa”, afirmou Felipe Peixoto.
Para o subsecretário de Urbanismo, Vicente Loureiro, essa troca de experiências é fundamental para que as cidades possam construir uma proposta integrada.
Ascom