Regiões Serrana e Noroeste recebem investimento em aquicultura e abastecimento
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, assinou, nesta quarta-feira, 23 de maio, dois documentos importantes para os setores de Aquicultura e Abastecimento.
Pela manhã, Felipe Peixoto e o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, foram até Cordeiro se encontrar com o prefeito do município, Silvio Daflon, para assinarem um termo de cooperação técnica para reativar a Unidade Didática de Piscicultura de Cordeiro. O objetivo é a produção de alevinos e juvenis de tilápia para fomentar a piscicultura familiar, gerando mais uma alternativa de trabalho e renda no campo.
À tarde, o secretário e o presidente da CEASA-RJ, Leonardo Brandão, encaminharam-se para o município de São José de Ubá e, junto com o prefeito José Hylen, assinaram um convênio de gestão compartilhada para a administração do entreposto. O documento tem o objetivo de criar mecanismos para recuperar a Unidade Norte Fluminense da CEASA-RJ e transformá-la em um grande polo de desenvolvimento, se tornando uma espécie de central de negócios econômicos e rural, beneficiando não só o próprio município, mas toda a região.
“Queremos, a cada dia, investir mais no interior. Realizamos concurso público para destinar técnicos para as unidades da Fiperj, estamos instalando telefone e internet, enviando carros e caminhões para atender às demandas. Sabemos que um interior forte, é um estado forte. Nossa atuação é para todas as regiões” afirmou Felipe Peixoto.
Para o presidente da Fiperj, a piscicultura é fundamental para as pequenas propriedades da Região Serrana.
“Este ano a Fiperj completa 25 anos e atuamos ativamente em todas as regiões do estado. Os municípios têm um grande potencial de crescimento econômico com a aquicultura. Só na Unidade Didática de Piscicultura de Cordeirojá foram entregues 60 mil alevinos e hoje já atende a 32 produtores rurais”, comentou Marco Botelho.
Segundo presidente da CEASA-RJ, a unidade de São José de Ubá vem recebendo melhorias e projetos para auxiliar aos produtores rurais da região.
“Esse Mercado está localizado no Centro do município e, por isso, estamos chamando a prefeitura para nos ajudar a gerir o entreposto. Criamos a figura do Gerente de Mercado, que está vivendo a realidade da cidadee tendo contato com os produtores. Já combinei com o prefeito que farei visitas regulares, trazendo os diretores da CEASA-RJ para fomentar melhorias estruturais e implantar projetos que estão sendo realizados na Unidade Grande Rio. É uma região do estado com muito potencial. Para se ter uma ideia, 5% dos tomates que chegam à Ceagesp são provenientes de Ubá”, explicou Leonardo Brandão.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional