Objetivo do evento a ser realizado no dia 13 de junho é discutir tecnicamente os problemas de trânsito da cidade e buscar soluções junto com a sociedade.
A cidade de Niterói receberá, no dia 13 de junho, o 2º Seminário sobre Mobilidade Urbana Sustentável. O evento será realizado no Instituto La Salle em Santa Rosa e é aberto à população. A organização é da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) em parceria com o Institute for Transportation and Development Policy (ITDP).
O objetivo do encontro é discutir tecnicamente os problemas de trânsito da cidade e buscar soluções junto com a sociedade e os técnicos do setor de trânsito do Brasil e do exterior. Este ano, além das palestras, estão previstos diversos workshops onde serão debatidos temas sobre mobilidade urbana, acessibilidade, sustentabilidade, entre outros.
O seminário será marcado também pela assinatura do convênio entre a Nittrans e o ITDP, para que, já no ano que vem, comecem a ser aplicados em Niterói os princípios de mobilidade urbana sustentável estabelecidos pelo instituto internacional.
“Niterói sofre com os mesmo problemas de trânsito enfrentados pela Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A cidade possui pequeno território, e, portanto, pensar em soluções para os nossos problemas é fundamental. E a mobilidade sustentável deve sempre fazer parte desse tipo de debate”, acredita o deputado Felipe Peixoto.
Confira aqui a programação.
Institute for Transportation and Development Policy – ITDP
O Institute for Transportation and Development Policy (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, ITDP) trabalha em parceria com diversas cidades do mundo, buscando estimular o transporte sustentável com fins de diminuir a emissão de gases de efeito estufa, contribuir para a redução da pobreza e melhoria da qualidade de vida urbana.
Várias cidades, em diferentes países, pedem apoio ao ITDP para promover a melhoria de seus sistemas de transporte. O instituto tem papel fundamental na elaboração e implantação dos projetos de BRTs (Bus Rapid Transit) considerados como referência mundial.
Com sede na cidade de Nova York e escritórios no Brasil, Argentina, China, Colômbia, Índia, Indonésia, México e nos Estados Unidos, o ITDP está na vanguarda dos esforços para reduzir emissões de carbono, proteger o meio ambiente e melhorar as condições de vida no espaço urbano com justiça social.
No Brasil, o ITDP trabalha em parceria com as cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro com projetos de BRT e malha cicloviária.
Carolina Bittencourt