São mais de 400 câmeras instaladas em diversos pontos da cidade
O deputado Felipe Peixoto, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, esteve nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, acompanhado do presidente da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), Sérgio Marcolini no Centro de Controle de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro para conhecer um pouco mais sobre o projeto.
O chefe executivo de tecnologia, Alexandre Cardeman junto com Marcos César Gentil fizeram uma apresentação sobre o Centro, que segundo eles é todo equipado com a mais alta tecnologia. Pronto em apenas quatro meses, o Centro de Operações foi praticamente elaborado com base em parcerias.
O coração do projeto é a sala de controle onde 60 operadores se revezam em diferentes turnos para acompanhar o funcionamento da cidade. Mais de 400 câmeras, instaladas em lugares estratégicos, fornecem as imagens que são vistas em um telão que é considerado o maior da América Latina.
O Rio é a única cidade na América latina com o sistema exclusivo de meteorologia PMAR – previsão meteorológica de alta resolução. É também do Centro de Controle que o sistema de alerta das sirenes em encostas com riscos de deslizamentos é disparado.
Na sala de imprensa os jornalistas tem acesso às informações em tempo real sobre acontecimentos que podem afetar a rotina da cidade e de lá mesmo as informações podem chegar imediatamente ao cidadão.
Quando alguma anormalidade é detectada na cidade é na sala de crise que o prefeito, secretários e outros agentes se reúnem para tomar as decisões. A residência do prefeito e a Defesa Civil tem ligação direta com a sala.
Para Felipe Peixoto o Centro de Operações é muito interessante e um exemplo a ser seguido pelas autoridades locais de trânsito.
Por Fabíola Mar