Lançamento do Subcomitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara

O evento será realizado no dia 15 de dezembro, às 15h, no MAC. Prefeitos de oito municípios do Estado vão participar

O futuro de decisões estratégicas a respeito dos recursos hídricos do Rio de Janeiro passa por Niterói. Prefeitos de oito municípios do Estado vão participar, na cidade, do lançamento do Subcomitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara – trecho Leste. O evento será realizado no dia 15 de dezembro, às 15h, no Museu de Artes Contemporâneas – MAC (Mirante da Boa Viagem s/nº).

Criado no último mês de setembro, o Subcomitê Leste da Baía de Guanabara abrange os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeira de Macacu, Guapimirim e Magé. Tendo como Secretário Executivo Miguel Jorge Machado, vai funcionar na sede de Niterói do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

A mesa da solenidade de abertura será composta pelo prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira; o vice-prefeito do Rio de Janeiro, Carlos Muniz, (presidente do Comitê da Região Hidrográfica da Baia de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá); o prefeito de Tanguá, Carlos Pereira, (presidente do Consórcio de municípios do Leste da Baia de Guanabara); o engenheiro do Instituto Rio Carioca Roberto Oliveira, coordenador do Subcomitê Leste, e a vice-coordenadora, Claudia Barros (Águas de Niterói), além de Miguel Jorge Machado, também técnico da Secretaria de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói.

“O Subcomitê vai permitir a esses oito municípios atuar na gestão plena de seus recursos hídricos, atualmente, em estado de atenção e deficitários. Além disso, vai servir para organizar a Agência de Bacia, um organismo que, por lei, deve ordenar os projetos estruturantes de uma bacia hidrográfica. Isso permite que os municípios, junto com a população, possa interagir para melhorar a distribuição e qualidade da água usada, bem como melhorar a rede de abastecimento de água e esgoto das cidades”, explica Miguel Jorge Machado.

Após a solenidade de abertura, serão realizadas as palestras “Sistemas de Abastecimento do Leste Fluminense” (Jorge Muniz), “Experiência de Gestão de Bacia do Lago São João” (Mário Flávio Moreira, CLSJ) e “A Água no Leste Fluminense” (Dora Negreiros, Instituto Baia de Guanabara).

Fonte: Prefeitura de Niterói

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM