O grupo veio ao Rio de Janeiro conhecer projetos e iniciativas no setor da pesca
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, recebeu nesta quarta-feira (09/11), uma comitiva da França com cerca de 15 pessoas, que veio ao Rio conhecer projetos do setor naval e pesqueiro. O grupo, também acompanhado pelo presidente da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, foi a locais em Niterói e São Gonçalo e é composto por empresários e representantes governamentais da Bretanha, primeira região francesa a participar do setor marítimo.
Eles começaram as visitas indo ao Mercado São Pedro, onde viram a grande quantidade de peixes comercializada no local e acharam bastante interessante o fato de o consumidor poder comer nos próprios restaurantes do Mercado o produto comprado ali. Logo após, foram a Niterói Naval Offshore, no Caminho Niemeyer e, depois, seguiram para a Escola de Pesca, em São Gonçalo. Lá, puderam conhecer o laboratório de análise de peixes e, também, os projetos para o aprendizado voltado para o setor da pesca, entre cursos de carpintaria de barcos, de especialização de pescadores e de beneficiamento de pescado. O grupo foi, ainda, ao entreposto pesqueiro, no Barreto, que está em fase de finalização para entrar em execução e ao ponto de desembarque de peixes na Ponta da Areia.
“Receber esse grupo de franceses aqui no nosso estado é muito importante para que haja uma troca de experiências entre os dois países e que, assim, possamos desenvolver ainda mais o nosso setor de pesca. Além disso, esses empresários têm interesse em investir no Rio, o que gera maior movimento para a nossa economia”, disse o secretário Felipe Peixoto, que amanhã vai se reunir com o governador Sérgio Cabral, com o governador da Bretanha e com o presidente da Faetec para tratar de uma possível parceria entre a Escola de Pesca de lá com a daqui, para a implantação de um intercâmbio cultural e de conhecimento.
Na comitiva francesa presente às visitas estavam, entre outros, o conselheiro de relações internacionais do governo da Bretanha, Alain Yvergniaux, o presidente do entreposto da cidade de Lorient, Maurice Benoish e o diretor do Polo Marítimo da Bretanha, Stéphane Alain Riou.
Ascom Secretaria de Desenvolvimento Regional