Parcerias foram realizadas para tentar diminuir os índices de acidentes
Na última segunda-feira, 19, a Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) realizou o debate Década de Ação pela Segurança no Trânsito que contou com as presenças do médico Fernando Moreira; do deputado Hugo Leal, do representante do secretário de Estado de Transportes, Waldir Peres, e do professor do Centro de Pilotagem de Interlagos, Roberto Manzini.
Antes do debate, mediado pelo deputado Felipe Peixoto, o presidente da Nittrans, Sérgio Marcolini, explicou como é feito o levantamento dos dados sobre os acidentes de trânsito na cidade a partir da parceria que reúne diversos setores da sociedade com orientação da entidade internacional Global Road Safety Partneship (GRSP).
De acordo com Marcolini, a Nitrrans conta com a parceria do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para a análise detalhada dos acidentes. Com base nesses dados a Nittrans mapeia os locais de maior incidência e prepara um trabalho específico.
“Foi a partir da metodologia usada pela GRSPV que nós desenvolvemos nossos próprios dados sobre os acidentes de trânsito e através deles nós passamos a conhecer muito melhor o fenômeno do acidente de trânsito em nossa cidade, não apenas quantitativamente, mas como eles ocorrem, em que local eles ocorrem e quais são as causas e os fatores de risco desse acidente”, declarou Marcolini.
Com base na aplicação dessa metodologia, a Nittrans vai começar uma campanha para redução significativa de acidentes na Alameda São Boa Ventura. O objetivo é zerar as mortes por atropelamento até o fim do ano.
De acordo com o Dr. Fernando Moreira a situação é grave. Nossos índices de mortalidade no trânsito estão muito altos e se a sociedade não aprender a respeitar as leis de trânsito a consequência é só aumentar. De acordo com ele nós temos uma epidemia de mortes por motocicletas por todo Brasil, que é uma questão preocupante o transporte de pessoas na modalidade de moto taxi.
Segundo Waldir Peres, com aumento da renda da população e do crescimento da frota será um grande desafio conseguir ofertar um sistema de transporte público adequado, mas de acordo com ele é possível, já que foram constatados 173 milhões de usuários a mais no transporte público.
Para o deputado Felipe Peixoto esse tipo de campanha, como está fazendo a Nittrans, é extremamente importante para fazer a população refletir sobre a necessidade de mudar o modo de conduzir seus veículos e passar a dirigir com segurança.
Por Fabíola Mar