Concerto da Orquestra Sinfônica Nacional na série 50 anos

A Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, prosseguindo com a Série 50 Anos OSN UFF, irá se apresentar em um novo concerto, no dia 28 de setembro, quarta-feira, às 12h30 no Teatro Municipal João Caetano, em Niterói.

No programa, composições de Carlos Gomes, Abertura da Ópera Salvador Rosa; Francisco Mignone, Concertino para Clarineta e Orquestra (I – Fantasia, II – Toada e III – Final), e Heitor Villa-Lobos, Bachianas Brasileiras nº 8 (I – Prelúdio, II – Ária (Modinha), III – Toccata (Catira Batida) e IV – Fuga). Regência: maestro convidado Roberto Duarte. Os 300 primeiros pagantes terão desconto de 50% na compra de um ingresso, não-cumulativo. Idosos e estudantes, com carteira, também pagam meia-entrada.

 Interpretar e difundir a música brasileira de concerto está entre as prioridades da OSN UFF. E para este novo espetáculo, foi convidado o maestro Roberto Duarte. Natural do Rio de Janeiro vem desenvolvendo suas intensas atividades como regente no Brasil, Europa e Estados Unidos. Seu interesse pela música brasileira o coloca em posição de destaque no cenário musical, com a apresentação demais de uma centena de obras em primeira audição mundial e a revisão das obras para orquestra de Villa-Lobos. Teve o privilégio de ter sido discípulo e assistente de dois dos maiores mestres brasileiros: Francisco Mignone e Eleazar de Carvalho. Mais tarde aperfeiçoou-se, ainda, na Itália e na Alemanha.

 A carreira Internacional de Roberto Duarte começou logo depois de ter sido laureado com o Prêmio ‘Serge Koussevitzky’ no Concurso Internacional de Regência do Festival Villa-Lobos no Rio de Janeiro em 1975. Entre as principais orquestras que tem dirigido fora do Brasil estão: a Tonhalle Orchester Zürich, a Ungarische Philharmonie, a Orchestre de la Radio Suisse Romande, a Orchestra G. Enescu, a Slovak Symphony Orchestra, a Moscow Chamber Orchestra, a Tchaikowsky Symphony Orchestra, a  Bruckner-Orchester Linz, a Akron Symphony Orchestra, a Orchestra  Sinfonica  di Bari, entre outras. 

Desde 1991 vários CDs, sob a batuta de Roberto Duarte, foram gravados na Europa e no Brasil, com obras de Villa-Lobos entre outros compositores brasileiros. Com a Orquestra de Câmara Tomaso Traeta (por ele fundada, na Itália, em 1988), gravou obras inéditas do compositor italiano Comte de Saint Germain e do brasileiro Padre José Maurício Nunes Garcia.

Professor de Regência e Prática de Orquestra durante 27 anos na UFRJ, Roberto Duarte fez masterclasses em vários estados brasileiros e fora do Brasil no Chile, Grécia, Suíça e Itália onde no Curso Internacional de Polifonia Latino Mediterrânea foi professor durante 14 anos. Ocupou o cargo de Conselheiro de Estado na área da Cultura no Estado do Rio de Janeiro.  

Roberto Duarte é membro da Academia Brasileira de Música, membro honorário da Academia Nacional de Música e membro da Academia Brasileira de Música e Letras. Por todos os seus méritos recebeu da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA o prêmio de Melhor Regente do Ano de 1994 e 1997. Em novembro de 1996 recebeu do Governo Brasileiro, através da Funarte, o mais alto prêmio da Música no Brasil: o Prêmio Nacional da Música, como regente. Em 2001 recebeu o Prêmio Carlos Gomes por sua atuação no campo da ópera, como regente e revisor. Em Paris, em abril de 2002, participou como membro do comitê de honra e palestrante no I Congresso Internacional Villa-Lobos. 

 Para a Editora Max Eschig em Paris, Duarte tem revisado obras de Villa-Lobos. No Brasil, seu trabalho de revisão, restauração e edição de obras dos mais importantes compositores tem sido constante. A Academia Brasileira de Música frequentemente o convida para, com sua equipe, produzir trabalhos da mais alta relevância cultural. De suas mãos saíram obras de F. Mignone, R. Miranda, V. Brandão, O. L. Fernandez, A. Bocchino, e especialmente H. Villa-Lobos, entre outros. A sua edição de Il Guarany, de A. Carlos Gomes, para a FUNARTE, representa um marco no trabalho de revisão no Brasil, onde a obra do nosso maior operista foi totalmente restaurada. Trabalho idêntico foi feito na ópera Lo Schiavo, do mesmo compositor.

 Roberto Duarte foi Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica da UFRJ (1981–1994), da Orquestra Sinfônica do Paraná (1998-1999) e da Orquestra Unisinos, no Rio Grande do Sul (2003-2006).

 

SERVIÇO:

Série 50 Anos OSN UFF

Local: Teatro Municipal João Caetano.

Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro, Niterói.

Dia e hora: 28 de Setembro, quarta-feira, às 12h30. 

Ingresso: R$10,00 (R$ 5,00 para os 300 primeiros pagantes). Idosos e estudantes, com carteira, também pagam meia entrada.

Duração do espetáculo: 60 minutos, sem intervalo

Classificação etária: livre.

 

Fonte: Centro de Artes UFF

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM