Aula magna de Mestrado em Desenvolvimento Local é ministrada por Felipe Peixoto

“Políticas Públicas para o desenvolvimento” foi o tema da palestra

Arco Metropolitano, Linha 3 do metrô, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) e suas interferências no desenvolvimento do estado do Rio foram alguns dos assuntos da aula magna ministrada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, a alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, no Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), na manhã nesta sexta-feira, (12/08).

O reitor da Unisuam, Arapuan Medeiros da Motta Neto, o pró-reitor de Registros Acadêmicos, Pedro Pascoal Sava, o pró-reitor de Ensino, Carlos Alberto Figueiredo da Silva, e a coordenadora do mestrado em Desenvolvimento Local, Maria Geralda de Miranda, participaram da mesa de abertura da aula intitulada “Políticas Públicas para o desenvolvimento”.

O secretário Felipe Peixoto explicou qual é a principal finalidade da recém criada Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap).

“Nosso objetivo é promover a gestão e a função social do território e da economia com políticas públicas de estímulo ao desenvolvimento regional, inteligência na distribuição de alimentos e melhoria das condições de produção e comercialização do pescado”.

O secretário de Desenvolvimento Regional também destacou a influência de grandes projetos no estado.

“Nós já estamos observando as fragilidades sócio territoriais que são geradas por projetos como o Arco Metropolitano e o Comperj. Teremos como foco as cidades de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Tanguá e Rio Bonito, mas também estaremos atentos aos municípios de Magé, Guapimirim, Teresópolis, Silva Jardim, Araruama, Casimiro de Abreu e Saquarema. Vamos atuar no fortalecimento das soluções de mitigação desses problemas”.

Felipe Peixoto explicou como é a atuação da Sedrap neste contexto.

“Elaboramos o Plano Diretor de Estruturação Territorial do Leste Fluminense do Rio de Janeiro (PET-Leste) que pretende ser o documento referencial para os projetos de desenvolvimento regional. Ele deverá ser o instrumento de organização do desenvolvimento do território dando condições para que novos empreendimentos se instalem na região, promovendo uma evolução demográfica sustentável, compatível com os investimentos em infraestrutura de água, esgoto, coleta de lixo, equipamento de saúde, educação, lazer, sistema viário rodoviário e ferroviário”.

Após a palestra de Felipe Peixoto, o debate foi aberto e mediado pelos professores Airton Antonio Castagna e Mariza Almeida. Também esteve presente o professor da Unisuam e pesquisador concursado da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (órgão vinculado à Sedrap), doutor José Teixeira de Seixas Filho.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM