Em cerimônia na qual foram diplomados todos os representantes eleitos do Estado do Rio, Felipe Peixoto recebeu seu diploma de deputado estadual eleito para o mandato 2011-2015.
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro estava lotado. Embora pudesse parecer, não havia nenhum grande concerto em cartaz. No palco, os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) se preparavam para a diplomação dos representantes eleitos no pleito de 2010.
O primeiro a receber seu diploma foi o governador Sérgio Cabral Filho (PMDB), logo seguido por seu vice, Luiz Fernando Pezão. A cerimônia continuou com os senadores Lindberg Farias (PT) e Marcelo Crivella (PRB), seus suplentes, os 46 deputados federais e os 70 deputados estaduais eleitos.
A renovação da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi grande. Aproximadamente 45% dos deputados eleitos são novos na Casa. Felipe Peixoto(PDT) é um deles. Em entrevista concedida à Assessoria de Comunicação da Alerj, ele desabafou: “Assumir um mandato de deputado, apesar de toda experiência como vereador, dá uma responsabilidade grande. O primeiro ano é de muito aprendizado e esperamos corresponder à expectativa daqueles que nos confiaram seus votos”.
O deputado estadual Wagner Montes (PDT), campeão de votos, enviou uma recomendação a seus pares para a próxima legislatura: “É bom que façam um bom trabalho, para não serem cobrados depois”.Wagner lembrou que parlamentares bem votados em 2006 não se reelegeram e que outros eleitos com votação pequena foram consagrados nas urnas de 2010. “O povo tá de olho”, afirmou.
Governador e vice tomam posse no dia 1 de janeiro de 2011, no Palácio Laranjeiras. Senadores, deputados federais e deputados estaduais tomam posse de seus cargos apenas em 1 de fevereiro. No caso dos parlamentares estaduais, a cerimônia de posse acontecerá no Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro. O horário oficial ainda não foi marcado.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Alerj