Foi aprovado em segunda discussão na última quinta-feira, 16 de dezembro, o projeto de lei que institui a campanha permanente de doação de livros, de autoria do vereador Felipe Peixoto (PDT).
O projeto de lei 152/2010 estabelece que as doações possam ser feitas por qualquer pessoa e avaliadas no que diz respeito ao seu estado de conservação. Os livros doados deverão estar em um banco de dados, para garantir o acesso da população ao acervo. Além disso, a Prefeitura Municipal, através do órgão competente, encaminhará à imprensa local e à Câmara Municipal os nomes dos doadores, classificando-os como pessoas físicas ou jurídicas, e o título do livro doado.
“O projeto tem a finalidade de reforçar e ampliar o acervo para as bibliotecas e escolas municipais, visando participação da população. Além do incentivo para leitura e pesquisa dos alunos das escolas públicas, atingirá também a população como um todo, já que o projeto tende a divulgar o acervo de livros doados para consulta e interesse geral”, afirmou Felipe Peixoto.
A campanha permanente de doação de livros e revistas para as bibliotecas e escolas municipais, será comemorada em 12 de outubro, Dia Nacional da Leitura.