Durante a sessão plenária desta quarta-feira, 20 de outubro, foi lida a indicação 1771/2010 que sugere que seja analisada pela Neltur, a possibilidade de isonomia salarial dos bailarinos da Companhia de Ballet da cidade.
De acordo com o autor da indicação, vereador Felipe Peixoto, há uma defasagem dos salários dos bailarinos em relação às demais companhias de ballet oficiais do país, apesar da carga horária de trabalho ser a mesma.
“Atualmente recebemos um salário líquido de R$ 1.300 que acaba não sendo suficiente para nos manter, mas com a carga horária que temos acaba não sendo possível termos outra fonte de renda”, declarou a bailarina Tenara Gabriela.
A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói foi fundada em 1992 com o objetivo de formar um núcleo de trabalho para bailarinos, professores e coreógrafos, colaborando para manter a dança brasileira em desenvolvimento constante.
Sexta companhia oficial no Brasil, conta atualmente com 30 bailarinos profissionais selecionados através de concurso público. A companhia vem desenvolvendo trabalho bastante eclético, no qual mescla a técnica clássica a um repertório contemporâneo. Inclusive, no próximo dia 09 de novembro embarcam para uma apresentação em Montevidéu.
“A Companhia de Ballet de Niterói não deixa a desejar em nada com relação às outras. É tão boa quanto. Não é justo que o salário seja tão inferior. A Companhia de Ballet do Theatro Municipal do Rio tem um salário quatro vezes maior que o de Niterói. Essa indicação apenas pretende garantir o direito desses bailarinos”, afirmou Felipe Peixoto.