Nittrans realiza curso “O Trânsito Numa Perspectiva Educacional: Formação de Multiplicadores”

A NITTRANS – Niterói Transporte e Trânsito- realiza de 25 a 27 de maio, de 13:30h às 17:30h, a quarta edição do curso “O Trânsito Numa Perspectiva Educacional: Formação de Multiplicadores” para professores das redes municipal, estadual e particular de ensino.

A NITTRANS – Niterói Transporte e Trânsito- realiza de 25 a 27 de maio, de 13:30h às 17:30h, a quarta edição do curso “O Trânsito Numa Perspectiva Educacional: Formação de Multiplicadores” para professores das redes municipal, estadual e particular de ensino. Organizado pelo setor de Educação para o Trânsito da NITTRANS, a iniciativa faz parte do Programa Niterói Por Um Trânsito Mais Humano, adotado pela Prefeitura de Niterói para diminuição dos acidentes de trânsito na Cidade.

Com 12 horas/aula, o curso gratuito acontecerá no Auditório da Fundação Municipal de Educação (FME), à rua Visconde do Uruguai, 414 – Centro e ficará com inscrições abertas até 21 de maio, através do e-mail:edutransito@bol.com.br. Para inscrição basta ao professor interessado apresentar nome completo, disciplina e escola que leciona, além do telefone para contato.

O propósito da iniciativa é conscientizar professores de escolas públicas e particulares, a fim de adotarem um currículo interdisciplinar, com conteúdo programático sobre segurança no trânsito, colaborando para a diminuição de acidentes. O Programa Niterói Por Um Trânsito Mais Humano, orientado pela organização internacional Global Road Safaty Partnership (GRSP), tem como proposta básica a união de esforços, entre todos os setores da sociedade, para reduzir os acidentes de trânsito, que atingem níveis preocupantes em Niterói.

Na primeira etapa, a parceria entre a Prefeitura de Niterói, através da NITTRANS, e secretarias de Saúde e Educação, com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros resultou em pesquisa que aponta um total de 1328 acidentes graves ou fatais ocorridos ano passado na cidade, com uma redução de 6% na comparação com as ocorrências de 2008.

O levantamento mostra que motociclistas (31,33%) e pedestres (19,28) são as maiores vítimas dos acidentes de trânsito nas ruas de Niterói. O estudo também aponta os pontos críticos, locais com maior número de ocorrências, e possíveis causas (velocidade, alcoolismo, falta de equipamento, entre outros), o que possibilitará intervenções educativas( campanhas), físicas (engenharia) ou repressivas (fiscalização), objetivando aumentar a segurança viária na cidade.

Durante três dias, os participantes serão informados sobre a realidade estatística dos acidentes de trânsito em Niterói, terão noções do Código de Trânsito Brasileiro e tomarão conhecimento da abordagem educacional e de saúde em relação ao trânsito. Conhecerão ainda os projetos da NITTRANS e montarão um projeto para a transmissão dos conhecimentos à comunidade escolar. O curso termina com a entrega de certificados em solenidade que contará com as presenças de autoridades de saúde, educação e do trânsito de Niterói.

Texto: Assessoria Nittrans

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM