Felipe Peixoto concede título de cidadão Benemérito aos músicos Wagner e Walter Caldas

O vereador Felipe Peixoto concederá o título de cidadão Benemérito aos músicos Wagner e Walter Caldas, no dia 26 de junho, sexta-feira, às 19h no plenário da Câmara Municipal. Um grupo da Orquestra da Grota se apresentará para homenagear os ex-integrantes.

O vereador Felipe Peixoto concederá o título de cidadão Benemérito aos músicos Wagner e Walter Caldas, no dia 26 de junho, sexta-feira, às 19h no plenário da Câmara Municipal. Um grupo da Orquestra da Grota se apresentará para homenagear os ex-integrantes.

Wagner e Walter Caldas nasceram em 27 de março de 1975 na Grota do Surucucu, São Francisco, Niterói. Filhos de Jonas Caldas, que é luthier (artesão que constrói e restaura instrumentos de madeira), Eles conquistaram os Estados Unidos com seu talento de instrumentistas.

O relacionamento com a música teve início aos 10 anos na Orquestra de Cordas da Grota. Wagner e Walter, não demoraram muito a se destacar na Orquestra. Certo dia, a convite do maestro Márcio Paes Selles, a Brazil Foundation esteve na Grota para fazer uma avaliação do projeto e lhes destinar, ou não, subsídios. Os membros da Fundação, após assistirem a apresentação da Orquestra, convidaram oito componentes, dentre eles os gêmeos, para tocar no Baile de Gala que a ONG organiza anualmente em Nova York com objetivo de captar recursos de doadores particulares para seus projetos. Os gêmeos foram tão bem, que não foi preciso muito tempo para que fossem convidados para estudar nos Estados Unidos.

Os “Twins from Brazil”- “Os Gêmeos Brasileiros” como ficaram conhecidos na cidade onde estudavam, ganharam bolsas de estudos na University of Northern Iowa (U.N.I). Além de serem admirados por Bem Alen, presidente da Universidade, o talento dos jovens é reconhecido na cidade e divulgado em várias matérias em jornais locais.

A atriz Malu Mader, diretora do documentário “ContraTempo”, que estreou no Festival de Cinema do Rio em 2008, também encantou-se pelos gêmeos. No filme, os projetos de Niterói (Aprendiz e Orquestra da Grota), têm papel de destaque. Wagner e Walter aparecem como exemplos bem-sucedidos dentro de projetos sociais voltados para a música. Unindo música, cinema e talento, a produção leva ao público personagens comuns, mas, que são a prova viva de determinação. Considerados como dois dos mais promissores talentos da música clássica brasileira, Wagner e Walter foram acompanhados pela equipe de filmagem na apresentação em Nova York e na chegada a Universidade.

Embora a crise financeira mundial tenha interrompido a concessão da bolsa de estudos dos jovens niteroienses, os dois mantêm viva a esperança que tempos melhores virão e que eles vão conseguir retornar para concluir o curso Universitário. Sem nunca se esquecer de suas origens e de sua cidade, Wagner e Walter são jovens que orgulham Niterói. O desempenho dos dois prova que a juventude, bem orientada independente de suas origens, é capaz de lutar e vencer barreiras. Na volta, os “Twins from Brazil”, preparam-se para recarregar as baterias e empreender uma nova luta junto com familiares, amigos e admiradores.

Nada mais justo, portanto, que conceder-lhes o título de Cidadão Benemérito. No exercício pleno de sua cidadania, deram uma verdadeira “rasteira” nas estatísticas. Exemplo para todos os moradores da Grota do Surucucu e demais comunidades de Niterói, os gêmeos são sinônimo de coragem, determinação e perseverança. Dignos representantes de nossa cidade. Dignos de serem agraciados com o título de cidadãos beneméritos.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM