Com as presenças do Cel. Wilton Ribeiro, Subsecretário Estadual de Segurança, do Cel. Marcus Jardim, Comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, e do vereador Felipe Peixoto, Presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Niterói, foi realizado, na segunda-feira última, dia 13 de novembro, na Universidade La Salle, debate sobre Segurança Pública, por ocasião do lançamento da cartilha do Policiamento Comunitário e do Sistema de Ponto Eletrônico para o policiamento de rua em Santa Rosa.
O evento contou com a participação de aproximadamente uma centena de pessoas, entre representantes da comunidade, síndicos de edifícios e alunos do curso de Direito da Universidade La Salle.
O primeiro palestrante foi o tenente Hudson, responsável pelo Policiamento Comunitário em Niterói, que fez uma apresentação das características deste tipo de policiamento, ressaltando a importância do relacionamento com a comunidade para o bom desenvolvimento do seu trabalho.
O vereador Felipe Peixoto, segundo palestrante da noite, fez uma apresentação das atividades da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, destacando o apoio aos órgãos estaduais e municipais responsáveis pela segurança e o acompanhamento que é feito dos índices de criminalidade na cidade.
Felipe apresentou vários gráficos mostrando a variação da criminalidade, de acordo com o tipo de delito, locais de maior incidência e horários mais freqüentes. O vereador alertou às autoridades presentes sua preocupação quanto ao furto de automóveis, delito que apresenta índice muito elevado nos bairros de Icaraí, Santa Rosa.
Em seguida, o Coronel Marcus Jardim fez um balanço de sua atuação a frente do 12º Batalhão da Polícia Militar, destacando as singularidades da região e os esforços que estão sendo feitos no combate à criminalidade. Como é de seu estilo, terminou passando aos presentes o número de seu telefone celular pessoal, colocando-se à disposição da comunidade a qualquer hora do dia ou da noite.
Fechando as apresentações, o Coronel Wilton Ribeiro, com sua larga experiência de 37 anos a serviço da Polícia Militar, fez um relato da situação da Segurança Pública no Estado e, particularmente, de Niterói, cidade onde reside.
O público presente participou intensamente, com diversas perguntas que foram respondidas pelos palestrantes, encerando-se o encontro por volta das 22:30 h.