Seguindo a mesma técnica que os membros do governo FHC aprenderam com a equipe da 1ª Ministra da Inglaterra Margareth Thatcher, a Dama de Ferro, o governo petista de Niterói deixa o patrimônio público sem investimentos, se deteriorando e oferecendo serviços a cada dia piores. Com isso os usuários começam a reclamar não se importando que haja privatização, desde que os serviços prestados melhorem.
Esta é a situação do terminal rodoviário João Goulart, em processo de privatização, abandonado, sem o mínimo de obras de manutenção, provocando forte descontentamento em seus milhares de usuários.
A prefeitura de Niterói está utilizando, no terminal João Goulart, o mesmo método que o governo FHC utilizou para obter apoio da opinião pública durante as privatizações das empresas estatais controladas pelo governo brasileiro. A técnica aprendida com o governo neoliberal Inglês, durante a gestão conservadora da 1ª Ministra Margareth Thatcher, consiste em deixar a empresa sem investimentos, deteriorando seu patrimônio e piorando a qualidade dos serviços prestados a população.
Matéria publicada no jornal A Tribuna, dia 12 de maio, deixou o vereador Felipe Peixoto preocupado. Nessa reportagem é mostrada a insatisfação dos usuários do terminal com a situação em que ele se encontra, com o seguinte título e subtítulo: Usuários sofrem com abandono do terminal João Goulart e Demora na privatização da unidade prejudica passageiros e rodoviários.
No desenrolar do texto são apontados diversos problemas. O piso da pista de rolamento está cheio de buracos, prejudicando a circulação dos coletivos e causando desconforto para seus ocupantes. A insuficiência de banheiros, o forte cheiro de urina que exala do seu interior e deficiência na segurança durante a noite também são citados por vários entrevistados.
Porém, o principal problema são as infiltrações e goteiras nas plataformas, causadas pela falta de manutenção, deixando, em alguns pontos, as ferragens expostas. Nos dia de chuva são raros os locais em que não existe goteira, obrigando despachantes e motoristas a busquarem proteção nas cabines de fibra de vidro. Os usuarios que estão esperando para embarcar nos ônibus ou utilizam seus guarda-chuvas ou ficam molhadas.
Felipe gosta de lembrar que o terminal rodoviário João Goulart foi construído nos governos Jorge Roberto Silveira e João Sampaio há 12 anos. Diariamente 350 mil pessoas são obrigadas a conviver com todos esses problemas. Não podemos esquecer que o terminal fez parte do projeto de revitalização da av. Visconde do Rio Branco, quebrou as barreiras que segregavam os moradores das zonas norte e sul da cidade e passou a ser uma importante referência na área central de Niterói.