O Projeto, elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional,l enfrentou o desafio de respeitar e valorizar a exuberante natureza e o valioso patrimônio histórico e natural da área
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional realizou, nesta terça-feira (02/04), no Museu Arqueológico de Itaipu, a terceira oficina participativa cujo objetivo foi o fechamento do processo de participação popular do projeto, que vem sendo construído desde junho de 2012. O Termo de Validação do Projeto Urbanístico e Socioambiental Canto de Itaipu foi assinado pela comunidade de Itaipu, entidades estaduais, federais e municipais.
Ao longo desses meses, o processo participativo, realizado através de reuniões gerais, oficinas e grupo de trabalho, discutiu a pesca artesanal, tradicional no Canto de Itaipu, e o ambiente urbano onde se insere.
O projeto, elaborado pelo escritório Campo AUD em parceria com a Fundação Instituto de Pesca, enfrentou o desafio de respeitar e valorizar a natureza e o patrimônio histórico do local. Foram apresentadas propostas para mobilidade e acessibilidade urbana, ordenamento do espaço público, preservação do sítio arqueológico da Duna Grande e demais bens do patrimônio cultural e ambiental, recuperação da vegetação de restinga e principalmente, a instalação de equipamentos de apoio às atividades pesqueiras.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, esteve presente e explica como foram os outros encontros.
– Na primeira oficina foi realizada uma leitura comunitária, com o objetivo de levantar percepções, expectativas e demandas em relação ao projeto em construção. Na segunda oficina, foi apresentada uma primeira proposta de intervenção com base nas informações obtidas na oficina anterior e em encontros com as outras entidades e esta terceira oficina, realizada hoje, não só apresentou a planta do projeto, mas também valida o processo com a participação social – afirma Felipe Peixoto.
Para uma plateia de aproximadamente 80 pessoas, o arquiteto da Campo Arquitetura, Urbanismo e Design LTDA., Gabriel Duarte, explicou detalhadamente quais intervenções serão feitas, desde a realocação de moradores que atualmente encontram-se em áreas de risco, até a reformulação dos ranchos de pesca dos pescadores da região cadastrados no projeto.
Outras reuniões estão previstas para acontecer entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e a Prefeitura de Niterói para discutir detalhes técnicos do projeto como limpeza urbana e ordenamento público.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional