Solução para os navios parados em frente às praias

Anúncio foi feito pelo prefeito do Rio, mas Niterói também poderá ser beneficiada

Nesta quinta-feira, 17 de janeiro, foi publicada no jornal O Globo uma matéria que fala sobre as ações que devem reduzir o número de navios fundeados em frente às praias. Entre as ações anunciadas pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, a Capitania dos Portos e a Companhia Docas, estão a dragagem de dois canais (Norte e Sul) de entrada na Baía de Guanabara e a criação de um sistema de gerenciamento de tráfego marítimo. Outra medida é a sinalização do Canal da Cotunduba, também de acesso à baía.

Não é apenas o Rio de Janeiro que sofre com a grande quantidade de navios que ficam fundeadas em frente as praias causando uma grande poluição visual. Niterói também. Tanto que em março do ano passado, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto enviou o ofício nº 106/12 solicitando a Capitania dos Portos que verificasse a possibilidade de rever os locais de fundeio dos navios e plataformas situadas em frente as praias oceânicas de Niterói.

Em resposta recebida em 20 de abril, a Capitania afirmou que a atividade off-shore cresceu muito nos últimos anos e que a demanda por áreas de fundeio para plataformas e navios aumentou também e os existentes não são suficientes para atender a demanda. Para fazer frente a essa demanda do off-shore são utilizadas as áreas marítimas semi-abrigadas, como por exemplo as Ilhas do Pai e da Mãe e até mesmo áreas em aberto. A Capitania disse ainda que a revisão dessas áreas de fundeio implicaria em encontrar outras áreas com a mesma característica nas proximidades da Baía de Guanabara.

A partir desse anúncio feito pelo prefeito do Rio e a Capitania dos Portos, Felipe Peixoto acredita que seja também uma solução para Niterói.

“Quando li hoje pela manhã a matéria no Globo vi alí uma solução também para os moradores de Niterói. Espero que essas ações deem certo”, declarou Felipe Peixoto. 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM