No próximo dia 26 de novembro o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) completa 88 anos de existência, se consolidando como uma das estruturas mais importantes em qualquer governo brasileiro. Sua missão se desdobra para além dos 32 milhões de brasileiros trabalhadores com carteira assinada na fiscalização das relações empregador-empregado, buscando justiça social através da consolidação das leis do trabalho, a tão famosa CLT. É o Ministério do Trabalho que tem a função de fiscalizar o combate ao trabalho escravo, ao trabalho infantil e ao trabalho informal, além de prezar pela segurança e saúde do trabalhador.
O MTE cuida dos cadastros e bancos de dados importantes como o da RAIS, o CAGED e o e-Social, entre outros, que permitem a transparência, o acesso a informação por parte da sociedade, a instrumentalização da gestão e a formulação de políticas públicas. Ainda em defesa do trabalho, temos também o FAT e o FGTS como fundos importantíssimos aos cidadãos brasileiros.
O Brasil vive a pior crise do seu mercado de trabalho, com 12,5 milhões de desempregados. Muita coisa precisa melhorar e evoluir, e não acredito que acabar com essa importante estrutura, seja o caminho certo. Desfocaremos uma política importantíssima a serviço não só dos trabalhadores, mas de todos nós brasileiros. Todos sairemos perdendo!