Ontem foi inaugurada a Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Serra da Tiririca, a oitava implantada no território fluminense.
Esse novo patrulhamento vai intensificar o combate aos crimes ambientais, manter a segurança no entorno do local, realizar fiscalizações nas ocupações irregulares e monitorar a presença de caçadores.
A UPAm é fruto de uma parceria entre o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Secretaria Estadual de Segurança, a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e a Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca).
Os 28 soldados que vão cobrir a área, todos com experiência no combate aos crimes ambientais, estarão distribuídos em dois turnos para atender as demandas de irregularidades. E uma das principais repressões será contra a invasão de moradores em área de proteção ambiental.
A questão da preservação ambiental é um tema recorrente no meu blog Sempre defendi projetos e ações ligadas à área verde de Niterói. Sou autor, por exemplo, da lei que propõe a criação da Área de Proteção Ambiental da Água Escondida (APA).
Assim como o projeto de lei que propõe o tombamento da Chácara do Vintém, no Bairro de Fátima, que guarda o primeiro manancial de água potável da cidade.
O Parque Estadual da Serra da Tiririca é muito querido pelos niteroienses e sua preservação vai além de manter a flora e a fauna que a compõe, é um ato de cidadania.